spot_img
spot_img
GeralProjeto realiza cirurgias de Escoliose gratuitas em Natal

Projeto realiza cirurgias de Escoliose gratuitas em Natal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Seis pessoas, entre crianças e adolescentes, terão a possibilidade de intervenção cirúrgica para a correção da Escoliose. O mutirão acontece entre os dias 4 a 6 deste mês, no Hospital Rio Grande, na capital potiguar, e irá contar com uma equipe multidisciplinar composta.

As cirurgias serão possíveis graças ao projeto ProEsco, uma parceria entre o Neurocirurgião potiguar Anderson Matos e a Biomédica Camila Goulart, a idealização do projeto aconteceu quando Anderson fez uma promessa durante a graduação, hoje o projeto social tem o objetivo de proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida por meio de cirurgias gratuitas para pacientes acometidos pela Escoliose.

A equipe multidisciplinar é composta por profissionais de quatro estados: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná e Alagoas. E os pacientes são pessoas que estavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) no RN, algumas já estavam na fila há anos.

 “Os pacientes já foram avaliados e já temos a programação cirúrgica para que a melhor correção da escoliose seja alcançada durante esse mutirão. E tudo será realizado no Hospital Rio Grande, um hospital pioneiro no nosso Estado e um grande parceiro que abraçou nosso projeto”, destaca o Dr. Anderson Matos.

Para que o mutirão fosse viabilizado, o ProEsco contou com o suporte de profissionais e estabelecimentos parceiros para a realização dos procedimentos de pré-operatórios como nutricionista, psicólogos, clínica de cardiologia, fisioterapeuta, clínica de diagnóstico por imagem, clínica de reabilitação e laboratório. Durante a realização das cirurgias, uma equipe multidisciplinar estará no local para dar suporte às famílias dos pacientes no momento dos procedimentos.

O ProEsco chegou a ganhar repercussão nacional, recebendo o apoio de médicos de vários lugares do Brasil, que demonstraram interesse em levar a iniciativa para os seus respectivos estados.

O projeto é uma iniciativa filantrópica voltada para a realização de procedimentos corretivos e pela conscientização da Escoliose, uma deformidade caracterizada por desvio da coluna com angulação maior que 10 graus e rotação.Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2% da população mundial convive com este problema. No Brasil, isso significaria em torno de 6 milhões de pessoas que sofrem os efeitos dessa doença.

Para saber mais sobre o ProEsco siga o perfil no Instagram: @ProEscoBR

- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img