Nesta segunda-feira (6) o Rio Grande do Norte deu início ao Maio Amarelo, uma campanha dedicada a alertar os motoristas sobre a importância de adotar medidas para prevenir acidentes de trânsito.
O lançamento oficial da campanha ocorreu no Hospital Walfredo Gurgel, principal unidade de atendimento de traumas do estado. Organizada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública, a iniciativa conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Detran, Dnit e Prefeitura de Natal.
Para marcar o início da campanha, um ato simbólico foi realizado, onde o emblemático laço amarelo, símbolo do movimento, foi instalado na entrada do pronto-socorro do hospital. Além disso, foram realizadas atividades educativas com pacientes e acompanhantes, visando conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito.
“A colocação deste laço representa a união necessária para abordar esse tema. Estamos enfrentando uma verdadeira epidemia de acidentes, especialmente envolvendo motocicletas. O Hospital Walfredo e outras unidades de saúde estão constantemente sob pressão devido a essas ocorrências. Portanto, é fundamental intensificar os esforços de conscientização e fiscalização”, ressaltou Lyane Ramalho, secretária de Saúde do Estado.
Como parte dos preparativos para o Maio Amarelo, as autoridades de trânsito têm realizado blitz integradas em várias regiões do estado. Ao longo do mês, estão programadas ações educativas em cidades que possuem serviços de emergência ortopédica, como Mossoró, Caicó, Assú e Pau dos Ferros.
Dados do Hospital Walfredo Gurgel, referência para atendimento de acidentes de trânsito na região metropolitana de Natal e parte do interior do estado, revelam a gravidade da situação. Entre fevereiro e abril, foram registrados 2.164 atendimentos a casos envolvendo motociclistas. O mês de março foi especialmente preocupante, com 765 atendimentos, o que representa uma entrada no hospital a cada hora.
Deixe um comentário