Portal

ZN

Anvisa proíbe substâncias usadas em esmaltes e unhas em gel por risco de câncer e infertilidade


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (29) a proibição do uso das substâncias químicas TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina) em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. A medida tem como objetivo proteger consumidores e profissionais da beleza contra riscos de câncer e prejuízos à reprodução, já que estudos internacionais indicam que o TPO é tóxico para a fertilidade e o DMPT tem potencial cancerígeno.

.

As substâncias são comumente utilizadas em produtos de unhas artificiais e esmaltes em gel, que necessitam de luz ultravioleta (UV) ou LED para endurecer. De acordo com a Anvisa, o risco é maior para profissionais de salões de beleza, devido à exposição frequente, mas também atinge usuárias e usuários. “Ainda que o risco ocupacional seja mais intenso, usuárias e usuários também estão sujeitos aos efeitos nocivos decorrentes da exposição. Cabe ao Estado atuar preventivamente, evitando a perpetuação de risco sabidamente evitável”, afirmou a diretora Daniela Marreco, relatora do processo.

.

A resolução da agência determina que a fabricação, importação e registro de produtos com TPO e DMPT estão proibidos imediatamente. O setor de cosméticos terá até 90 dias para interromper a venda e o uso de produtos já disponíveis no mercado, prazo após o qual os registros serão cancelados e os itens recolhidos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *