Portal

ZN

Brasil e EUA se reúnem em Washington para negociar taxação extra sobre produtos brasileiros


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que representantes do Brasil e dos Estados Unidos se encontrarão nesta quinta-feira (16) para tratar da taxação adicional aplicada a produtos brasileiros exportados para os EUA. Este será o primeiro encontro oficial entre autoridades dos dois países após a conversa entre Lula e o presidente Donald Trump, no início de outubro.

.

Durante evento no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (15), Lula comentou a videoconferência realizada na semana passada com Trump. O presidente brincou sobre a declaração do estadunidense, que mencionou a “química excelente” entre os dois durante encontro rápido nos bastidores da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro. “Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica”, disse Lula.

.

Para dar sequência às negociações, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio, que convidou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, a liderar a delegação brasileira em Washington. Vieira desembarcou na capital americana nesta terça-feira (14) para iniciar a agenda de trabalho.

.

Em entrevista recente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil apresentará os melhores argumentos econômicos para tentar reverter a medida dos EUA.

.

Entre os pontos destacados está o impacto do tarifaço sobre o custo de vida dos cidadãos estadunidenses. Haddad também enfatizou que os Estados Unidos possuem superávit comercial em relação ao Brasil e muitas oportunidades de investimento no país, especialmente nos setores de transformação ecológica, terras raras, minerais críticos e energia limpa, como solar e eólica.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *