spot_img
spot_img
Câmara de NatalCâmara aprova projeto que permite à Prefeitura de Natal quitar dívidas por...

Câmara aprova projeto que permite à Prefeitura de Natal quitar dívidas por meio de leilões

A Prefeitura de Natal deverá realizar leilões de pagamento de obrigações e restos a pagar pelo critério de maior desconto, após a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei nº 791/2025 na Câmara Municipal. A proposta autoriza o Executivo a aderir, até 30 de outubro, ao Programa de Acompanhamento e Transparência Fiscal (PATF) e ao Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), criados pela Lei Complementar Federal nº 178/2021. O texto segue agora para sanção do prefeito Paulinho Freire (União Brasil).

.

A iniciativa permitirá que o município realize leilões envolvendo dívidas com fornecedores e prestadores de serviços, obrigações inadimplidas e débitos tributários e não tributários, priorizando o pagamento com base no maior percentual de desconto oferecido pelos credores. O projeto também prevê a possibilidade de parcelamento dos débitos, com exceção de precatórios e requisições de pequeno valor.

.

Ficam de fora dos leilões dívidas trabalhistas e previdenciárias, obrigações decorrentes de sentenças judiciais transitadas em julgado, débitos com organismos internacionais e outras situações que a legislação proíbe.

.

Na mensagem enviada à Câmara, o prefeito Paulinho Freire destacou que a adesão ao PEF é uma medida técnica voltada a modernizar a gestão fiscal, garantir equilíbrio das contas públicas e criar condições para a retomada de investimentos estruturantes em Natal.

.

Freire lembrou que Natal possui atualmente nota “C” na Capacidade de Pagamento (Capag), indicador da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o que impede o município de contratar financiamentos com instituições financeiras nacionais e internacionais.

.

“Embora venhamos adotando medidas consistentes de ajuste fiscal, controle de despesas e incremento de receitas, é necessário buscar alternativas que garantam sustentabilidade financeira e continuidade das políticas públicas”, justificou o prefeito.

.

O chefe do Executivo ressaltou que a adesão ao PEF é uma recomendação do Tesouro Nacional, que já acompanha o município na elaboração do plano de equilíbrio fiscal. Programas semelhantes foram adotados por estados como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Maranhão, além das capitais Recife e Rio de Janeiro.

.

O vereador Kleber Fernandes (Republicanos), relator do projeto na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, destacou que a medida deve melhorar a nota Capag da capital potiguar junto à STN.

.

“Essas organizações financeiras exigem que os municípios estejam adequados às normas de controle e gestão de gastos. Hoje, Natal tem nota ‘C’. Com essa adequação, a cidade poderá alcançar a nota ‘B’ e voltar a ter acesso a créditos e financiamentos”, explicou.

.

Já o vereador Pedro Henrique (PP), relator do projeto na Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização, avaliou que a medida é fundamental para recuperar a credibilidade financeira do município.

.

“É um programa robusto. O município precisa demonstrar capacidade de pagamento, reduzir despesas e melhorar a eficiência administrativa. São mudanças estruturais que a Prefeitura vem implementando para alcançar esse equilíbrio”, afirmou.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img