spot_img
spot_img
SaúdeCampanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada

Campanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada

O estado do Rio Grande do Norte estendeu até o dia 30 de junho a campanha de vacinação contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A decisão foi tomada pela câmara técnica de imunização, que reúne representantes do estado e dos municípios, e foi confirmada nesta terça-feira (18).

A campanha teve início no dia 27 de maio em todo o Brasil, visando vacinar crianças com idade entre um e quatro anos, 11 meses e 29 dias. No Rio Grande do Norte, o público-alvo é composto por aproximadamente 167.755 crianças nessa faixa etária, com uma meta de cobertura vacinal estipulada em 95%.

De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, até o momento, dez municípios potiguares alcançaram ou superaram a meta de 95% de cobertura vacinal. São eles: Caiçara do Rio do Vento (105,39%), Parazinho (104,12%), Galinhos (101,53%), Pedra Grande (101,21%), Jandaíra (99,2%), Timbaúba dos Batistas (98,7%), Pedra Preta (98,17%), Frutuoso Gomes (98,03%), Umarizal (96,06%) e Martins (95,88%).

O objetivo central da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas, visando evitar o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. A paralisia infantil é uma doença grave causada por esse vírus, sendo a vacinação a única forma eficaz de prevenção.

Transição na vacinação contra a poliomielite

Este ano marca o início da transição no esquema de vacinação contra a poliomielite, substituindo as duas doses da Vacina Oral Poliomielite (VOP) por apenas um reforço com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). A partir do próximo semestre, o esquema de proteção e a dose de reforço serão exclusivamente administrados com a VIP, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Histórico de erradicação no Brasil

O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e possui a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem há 30 anos. No entanto, em 2023, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do vírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). Essa classificação considerou as coberturas vacinais, os indicadores de vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas (PFA) e o status de contenção laboratorial dos poliovírus.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img