O Governo do Rio Grande do Norte apresentou o planejamento da Operação Carnaval 2024, que terá um efetivo de 3.200 homens e mulheres por dia de serviço.
As ações de segurança pública serão intensificadas durante todo o período do carnaval 2024, iniciando hoje, 10, pela manhã e se estendendo-se até a quarta-feira de cinzas.
A operação contará com a atuação conjunta de diversas instituições, como as Polícias Militar, Rodoviária e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Técnico-Científico de Perícia – ITEP.
O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública – CIOPAER, atua em colaboração com a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), Polícia Rodoviária Federal, DETRAN-RN, DER-RN, IDEMA-RN, SESAP e SETUR-RN.
O investimento estimado para essa iniciativa é de cerca de R$ 5 milhões.
Veja alguns detalhes da operação:
Polícia Militar
Com o incremento de 2.000 policiais militares por dia, a PM atuará em diversas cidades do estado, incluindo policiamento a pé, motorizado, à cavalo, em quadriciclos e bicicletas.
Estrategicamente, a cobertura será reforçada em polos como Natal, Parnamirim, Apodi, Assú, Macau, Caicó e o litoral.
Polícia Civil
As ações da Polícia Civil serão coordenadas na região Metropolitana e no interior do estado.
Os plantões ordinários e o atendimento ao público serão mantidos.
Corpo de Bombeiros Militar
Com um efetivo de 1.174 militares, o Corpo de Bombeiros realizará ações preventivas, educativas e de fiscalização em pontos estratégicos do litoral potiguar e algumas e áreas urbanas.
Serão disponibilizados 22 postos de guarda-vidas em municípios litorâneos.
ITEP
Equipes do ITEP estarão dobradas nos municípios de Caicó e Mossoró, além das realizarem ações de conscientização sobre o golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela” em Natal, Caicó e Mossoró.
CIOPAER
Pela primeira vez, o RN contará com duas aeronaves em operação durante o Carnaval. Helicópteros serão empregados no patrulhamento do litoral Sul e Norte do estado, reforçando a segurança tanto em áreas urbanas quanto nas praias.
Fonte: Redação
Imagem: Adriano Abreu
Deixe um comentário