O Kurta na Kombi, coletivo de cinema itinerante e cineclube de Natal, encerra nesta segunda-feira (15) as inscrições para o Cine Sementeira: Reflorestar o Futuro com Cinema. Realizadores audiovisuais têm até hoje para inscrever curtas-metragens de até 20 minutos, gratuitamente, por meio do formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/wV4PRqepLK2NxBtA7.
.
O projeto propõe um olhar sobre o cinema brasileiro como semente para reflorestar imaginários. As mostras cinematográficas itinerantes serão realizadas em assentamentos rurais e comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte, valorizando narrativas que abordem questões socioambientais e reconheçam os modos de vida e as lutas de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O objetivo é destacar o papel dessas populações na preservação ambiental, enfrentamento das mudanças climáticas e construção de um futuro mais justo e sustentável.
.
Critérios de participação
Podem concorrer filmes que atendam aos seguintes requisitos:
- Produzidos no Brasil, com realizadores brasileiros ou naturalizados;
- Temática socioambiental relacionada a povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais;
- Curtas-metragens de até 20 minutos, incluindo créditos;
- Gêneros aceitos: ficção, documentário, animação ou experimental;
- Obras finalizadas entre janeiro de 2022 e julho de 2025.
.
Os filmes selecionados receberão valores de licenciamento para exibição durante a programação, prevista para outubro e novembro de 2025. O regulamento completo está disponível no perfil do Kurta na Kombi no Instagram: @kurtanakombi.
.
O Cine Sementeira conta com o apoio do IDEMA RN, INCRA RN e das prefeituras de Taipu, Touros, Rio do Fogo e Espírito Santo, e é realizado pela Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura do RN, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal.
.
Sobre o Kurta na Kombi
Criado em 2019 em Natal, o Kurta na Kombi é um coletivo e ponto de cultura que atua na democratização do acesso ao cinema brasileiro, promovendo atividades de formação, circulação e exibição audiovisual. Suas ações transformam praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre, movidas a energia solar, com acesso gratuito, especialmente em territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Deixe um comentário