spot_img
spot_img
SaúdeComissão de Saúde da Câmara visita obras do Hospital Municipal de Natal;...

Comissão de Saúde da Câmara visita obras do Hospital Municipal de Natal; primeira etapa deve funcionar em janeiro de 2026

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou, nesta segunda-feira (6), uma visita técnica às obras do Hospital Municipal de Natal, cuja construção foi retomada no final de setembro após interrupção devido à falta de recursos. Segundo o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, a primeira etapa da unidade está prevista para iniciar o funcionamento em janeiro de 2026.

.

O hospital será entregue em duas fases. A primeira etapa funcionará em regime de “portas fechadas”, atendendo apenas pacientes encaminhados por outras unidades da rede municipal. Serão 100 leitos, sendo 90 de enfermaria e 10 de UTI, além de salas de procedimentos, centro de diagnóstico por imagem, farmácia, cozinha e lavanderia. A segunda etapa, já em andamento, incluirá 220 novos leitos, centro cirúrgico e maternidade.

.

“Este hospital municipal está com as obras a todo vapor. É um sonho de todo natalense, sobretudo dos Edis que compõem a Comissão de Saúde, porque vamos ter, com certeza, um desafogamento da rede de saúde, nas UPAs e internações, como nas maternidades ou no Hospital dos Pescadores”, afirmou a vereadora Camila Araújo (União Brasil), presidente da Comissão.

.

Cada quarto de enfermaria terá duas camas, banheiro e lavatório, podendo ser adaptado para um terceiro paciente em situações emergenciais, como ocorreu durante a pandemia de Covid-19.

.

Durante a visita, o engenheiro Rodrigo Medeiros apresentou o sistema de refrigeração por água gelada, que permite climatizar diferentes áreas do hospital a partir de uma única central. Segundo ele, o sistema impede que impurezas presentes no ar circulem pelo hospital, ajudando a prevenir a proliferação de doenças respiratórias.

.

De acordo com Geraldo Pinho, mais de R$ 50 milhões já foram aplicados na primeira etapa da obra, e a segunda fase contará com R$ 110 milhões em investimentos, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2027. O secretário informou ainda que contratos temporários de profissionais da saúde serão prorrogados e que novos concursos públicos estão sendo analisados para reforçar a equipe do hospital.

.

“Vamos continuar acompanhando periodicamente, fazendo visitas. Estivemos aqui hoje e, provavelmente, voltaremos perto do final do ano para ver o andamento próximo à inauguração. O diálogo com o secretário é muito estreito, temos acesso a documentos e contratos, então seguiremos de perto essa obra tão importante para o povo de Natal”, declarou Camila Araújo.

.

A visita contou também com a presença dos vereadores Cláudio Custódio (PP), Cleiton da Policlínica (PSDB) e Preto Aquino (Podemos).

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img