Início Crise na Saúde Crise na saúde de Natal: MPRN abre inquérito para apurar suspensão de...

Crise na saúde de Natal: MPRN abre inquérito para apurar suspensão de cirurgias

0
Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou um inquérito civil para apurar a crise na saúde pública de Natal, com foco nos serviços de alta complexidade. A investigação foi motivada por notícias veiculadas na imprensa e ofícios da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, que relataram suspensão de cirurgias e falhas nas escalas de plantão médico.

.

O inquérito analisará os impactos da interrupção de procedimentos cirúrgicos em hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles o Hospital Infantil Varela Santiago e a própria Liga Norte Riograndense Contra o Câncer. No início do mês, mais de 50 cirurgias foram suspensas no Hospital Infantil Varela Santiago por falta de médicos. A Liga Contra o Câncer também interrompeu cirurgias eletivas pelo mesmo motivo.

.

Segundo o MPRN, a crise tem relação com mudanças promovidas pela Prefeitura de Natal no modelo de contratação de médicos terceirizados. Parte da categoria teria se recusado a assumir os atendimentos, o que resultou no cancelamento de dezenas de procedimentos. O objetivo da Promotoria é avaliar as consequências para os pacientes e verificar responsabilidades.

.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal recebeu prazo de dez dias para informar se houve retomada dos procedimentos de alta complexidade e detalhar como está sendo feita a remuneração dos profissionais que atuam pelo SUS nas unidades conveniadas. Uma reunião para discutir o caso foi marcada para o dia 22 de setembro de 2025, com a participação do secretário municipal de Saúde e das três Promotorias de Justiça que atuam na defesa da saúde pública da capital.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile