spot_img
spot_img
PolíticaDeputados aprovam urgência para projeto de anistia

Deputados aprovam urgência para projeto de anistia

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), o requerimento de urgência para a tramitação do Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções.

.

O resultado foi comemorado por parlamentares favoráveis à proposta, enquanto deputados da oposição reagiram com protestos e gritos de “sem anistia” antes do encerramento da votação.

.

A decisão de levar o tema ao plenário partiu do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após reunião com líderes partidários realizada mais cedo.

O requerimento de urgência acelera a tramitação do projeto, dispensando análises em comissões e permitindo que ele seja votado diretamente em plenário a qualquer momento. Ao anunciar a aprovação, Motta defendeu que a medida busca “pacificar” o país:

.

“O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito. Há temas urgentes à frente e o país precisa andar”, afirmou.

.

O presidente da Câmara informou que designará um relator já nesta quinta-feira (18), com a missão de articular um texto substitutivo que tenha apoio da maioria da Casa.

.

O projeto de anistia

De autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), o PL prevê anistia “aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei”.

.

A proposta abre brechas para beneficiar milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que há dois anos e meio promoveram atos violentos e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, em rejeição à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

.

Aliados de Bolsonaro pressionam para que o texto inclua também o próprio ex-presidente, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 27 anos de prisão em julgamento concluído na semana passada.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img