spot_img
spot_img
Arte e culturaTrês potiguares brilham em “O Agente Secreto”, filme que representará o Brasil...

Três potiguares brilham em “O Agente Secreto”, filme que representará o Brasil no Oscar 2026

O longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. A produção já havia conquistado destaque mundial ao render o prêmio de Melhor Diretor para Kleber Mendonça e o de Melhor Ator para Wagner Moura no Festival de Cannes, além de ser selecionada para mais de 20 festivais ao redor do mundo.

.

Entre os nomes do elenco, três potiguares brilham em papéis de destaque: Tânia Maria, Alice Carvalho e Kaiony Venâncio.

.

Natural de Parelhas, no Seridó potiguar, Tânia Maria foi descoberta durante as filmagens de Bacurau e, desde então, vem acumulando trabalhos no cinema. Em O Agente Secreto, interpreta Dona Sebastiana, papel que lhe rendeu menção na prestigiada revista norte-americana Variety, que a incluiu em uma lista de possíveis indicadas ao Oscar de Atriz Coadjuvante. Nas redes sociais, Tânia celebrou a escolha do filme para representar o Brasil na premiação.

.

A atriz Alice Carvalho também faz parte do elenco e participou do tapete vermelho do Festival de Cannes ao lado dos colegas de cena. No longa, sua personagem surge ligada ao passado do protagonista Marcelo, vivido por Wagner Moura, em uma trama marcada por intensidade e tragédia. Alice já é conhecida do público por trabalhos em Cangaço Novo, no remake de Renascer e no longa Ângela, inspirado na vida de Ângela Diniz.

.

Com 16 anos de trajetória artística, Kaiony Venâncio dá vida a Vilmar, estivador do porto de Recife que, na verdade, atua como matador de aluguel. O ator já integrou produções como Cangaço Novo, Maria e o Cangaço, além de filmes potiguares como Leite em Pó e Diga adeus que vai embora. Assim como os colegas, ele comemorou nas redes a escolha do longa para o Oscar.

.

Oscar 2026

“O Agente Secreto” concorreu internamente com filmes como Baby, de Marcelo Caetano, O Último Azul, de Gabriel Mascaro, e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi. A história é ambientada na Recife de 1977 e acompanha um professor universitário que, após fugir de São Paulo, assume uma nova identidade em meio à atmosfera de violência e corrupção da época, permeada pela sombra da ditadura militar.

.

O longa estreia oficialmente nos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro. A lista dos países pré-selecionados ao Oscar será divulgada em 16 de dezembro, enquanto os cinco finalistas na categoria de Melhor Filme Internacional saem em 22 de janeiro de 2026. A cerimônia está marcada para 15 de março de 2026, em Los Angeles.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img