spot_img
spot_img
Eleições 2024Eleitores tem até 5 de outubro para baixar o e-Título; saiba como

Eleitores tem até 5 de outubro para baixar o e-Título; saiba como

Os eleitores que desejam utilizar o título digital para votar no primeiro turno das eleições municipais, marcado para 6 de outubro, devem baixar o aplicativo e-Título até o próximo sábado, dia 5. A Justiça Eleitoral suspenderá o download do aplicativo no dia da votação para evitar instabilidades, e o acesso será retomado na segunda-feira, 7 de outubro.

Gerido pela Justiça Eleitoral, o e-Título serve não apenas como documento de identificação para a votação, mas também permite que o usuário acesse informações sobre seu local de votação e justifique a ausência caso não possa comparecer às urnas.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android. Após o download, o eleitor deve preencher seus dados pessoais e validar o acesso ao aplicativo. Para que o título digital seja aceito na votação, é essencial que o e-Título contenha a biometria e a foto do eleitor, além de estar atualizado. Se essas condições não forem atendidas, o eleitor precisará apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.

Com cerca de 75 milhões de downloads e 46 milhões de contas cadastradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que mais da metade dessas contas não está com o aplicativo atualizado. Os eleitores devem realizar a atualização na aba correspondente nas lojas de aplicativos.

No dia da votação, os eleitores devem estar cientes de que não poderão levar seus celulares para a cabine de votação, devendo deixá-los com os mesários.

Além de servir como título digital, o e-Título também é uma ferramenta para os cidadãos que não poderão comparecer às urnas. De acordo com as regras eleitorais, o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral deve justificar sua ausência na votação, uma vez que não há possibilidade de voto em trânsito nas eleições municipais.

O prazo para justificar a ausência é de 60 dias após cada turno eleitoral. Aqueles que não votarem no primeiro turno ainda terão a oportunidade de participar do segundo turno, caso este ocorra.

Os eleitores são incentivados a garantir que o e-Título esteja pronto e atualizado antes da data da votação, contribuindo para um processo eleitoral mais ágil e eficiente.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img