spot_img
spot_img
CidadesNatalEmpresas de ônibus de Natal analisam projeto de licitação para transporte público

Empresas de ônibus de Natal analisam projeto de licitação para transporte público

O coordenador jurídico do Sindicato do Sistema de Transporte Público do Rio Grande do Norte (Seturn), Augusto Maranhão, anunciou que as empresas de ônibus que operam em Natal irão avaliar a viabilidade técnica e econômica do projeto de licitação do transporte público da capital. Esta avaliação será feita para estudar possíveis adequações ao projeto. A declaração foi feita durante uma audiência pública na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) nesta sexta-feira (26), que teve como objetivo apresentar detalhes do processo licitatório e coletar opiniões da população.

Augusto Maranhão explicou que a participação do Sindicato tem como objetivo compreender os termos contratuais do projeto licitatório para que possam avaliar e realizar contribuições. Ele destacou que o subsídio previsto na minuta atual da licitação é visto como um avanço positivo. Maranhão defende que o transporte público deve ter uma função social e, como em outras partes do mundo, ser subsidiado. “O custo não pode ser apenas para quem paga a tarifa. Então é uma contribuição e acreditamos que essa atitude é boa”, afirmou.

No entanto, Maranhão alertou que, até o momento, não há informações confirmadas sobre adequações prévias das empresas que atuam na capital para participar da licitação. Ele explicou que os investimentos só serão feitos após o resultado final da licitação. “Primeiro você participa, ganha a licitação e depois tem um prazo para implantação. Ninguém faz investimento sem antes ter ganho a licitação”, argumentou.

Atualmente, seis empresas operam o sistema de ônibus de Natal em 80 linhas: Guanabara, Nossa Senhora da Conceição, Cidade do Natal, Reunidas, Santa Maria e Transflor (ViaSul). Conforme o projeto de licitação, a nova rede terá 78 linhas, categorizadas como “estruturais”, “diretas”, “bairros” e “regionais”, além de dez linhas noturnas chamadas de “Corujão”.

Essa não é a primeira tentativa de licitar os ônibus em Natal. Em 2015, uma lei para regulamentar o serviço e lançar a licitação recebeu 140 emendas dos vereadores, que segundo a Prefeitura de Natal, resultaram em um alto investimento que inviabilizou a execução. Nos anos de 2016 e 2017, houve duas tentativas de licitar o sistema, mas ambas foram desertas, sem nenhuma proposta apresentada por empresas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img