spot_img
spot_img
GeralEudiane Macedo defende conscientização sobre Fibromialgia e doenças crônicas no RN

Eudiane Macedo defende conscientização sobre Fibromialgia e doenças crônicas no RN

Foto: Eduardo Maia

A deputada Eudiane Macedo (PV), em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (6), na Assembleia Legislativa, abordou a importância da campanha Fevereiro Roxo, mês de conscientização sobre doenças crônicas, com foco na fibromialgia. A parlamentar destacou que o RN possui uma legislação específica de sua autoria que estabelece a política pública de proteção e promoção dos direitos da pessoa com essa situação.

“Me dirijo a esta Casa Legislativa para abordar uma campanha de suma importância, o Fevereiro Roxo, mês de conscientização sobre as doenças crônicas e com destaque a fibromialgia, uma síndrome crônica caracterizada por dor generalizada, fadiga e distúrbios do sono, afetando principalmente as mulheres”, disse Eudiane, ressaltando que, apesar de não ter cura, a fibromialgia tem tratamento multidisciplinar, incluindo medicamentos, fisioterapia, terapia ocupacional e acompanhamento psicológico.

Ela enfatizou que o mês de conscientização é um momento crucial para dar visibilidade à fibromialgia e a outras doenças crônicas, como lúpus e Alzheimer. A deputada mencionou a necessidade de informar a população sobre os sintomas, tratamento e importância do diagnóstico precoce para garantir que os pacientes tenham acesso à saúde e qualidade de vida.

Segundo ela, a Lei 11.122 de 2022 garante diversos direitos, como atendimento multidisciplinar, carteira de identificação para pessoas com fibromialgia, incentivo à formação de profissionais especializados e inclusão no mercado de trabalho, reconhecendo a pessoa com fibromialgia como pessoa com deficiência.

A parlamentar concluiu seu discurso convidando a sociedade a se juntar “nessa luta” e destacando que seu mandato tem dado visibilidade a essa doença, “que muitas vezes é vista como mimimi ou invenção por quem não a conhece”, pontuou. Ela reiterou o impacto da fibromialgia na vida das mulheres, afetando sua capacidade de realizar tarefas domésticas, trabalhar e ter uma melhor qualidade de vida.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img