Início Arte e cultura Exposição na Pinacoteca celebra folclore e tradições do Rio Grande do Norte

Exposição na Pinacoteca celebra folclore e tradições do Rio Grande do Norte

0
Fotos: Ozany Gomes/Pinacoteca.

Seguindo a programação do Agosto do Folclore, promovida pelo Governo do Rio Grande do Norte por meio da Fundação José Augusto (FJA), a Pinacoteca do Estado, instalada no Palácio Potengi, em Natal, recebe a exposição Folguedos e Tradições, aberta ao público até o dia 30 de agosto. A mostra reúne obras do acervo da instituição, assinadas por artistas como Newton Navarro, Dorian Gray, Fernando Gurgel, Túlio Fernandes, Ivanise, Regina Guedes, Rosa, Iran, Mário Sérgio e Iaperi Araújo, explorando o universo das manifestações populares nordestinas.

.

As obras destacam temas ligados ao ciclo do gado e às tradições sertanejas, incluindo o ferro de ribeira e folguedos como o Boi de Reis, Congos, Pastoril, as feiras, o circo, a banda de música, os festejos juninos e o tradicional pau-de-sebo. A Pinacoteca funciona de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos finais de semana, das 9h às 16h.

.

Em Santa Cruz, o Teatro Candinha Bezerra abriga a exposição Registro do Patrimônio Vivo do RN, que também segue até 30 de agosto. A mostra celebra os 18 anos do Registro do Patrimônio Vivo (RPV), iniciativa que reconhece mestres e grupos tradicionais que preservam a identidade cultural potiguar. No local, a dupla de violeiros Felipe Pereira e Erasmo Ferreira se apresenta com o espetáculo Rimas Potiguares nesta quinta-feira (21), às 19h.

.

A programação do Agosto do Folclore ainda inclui a exposição História dos Festejos Juninos, aberta até 22 de agosto em quatro escolas estaduais de Natal: Anísio Teixeira, Severino Bezerra, Isabel Gondim e Felipe Guerra.

.

Encerrando as comemorações, no sábado (23), o Centro de Turismo de Barra de Cunhaú, em Canguaretama, recebe apresentações de grupos reconhecidos pelo RPV, como a Chegança de Barra de Cunhaú e o Fandango de Canguaretama, a partir das 19h.

.

O Agosto do Folclore é uma ação do Governo do RN para celebrar a força das manifestações populares, integrando cultura, educação e memória, sob supervisão da Coordenação das Casas de Cultura Popular do RN.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile