Os municípios do Rio Grande do Norte que ainda possuem doses da vacina contra a dengue com validade até o próximo dia 30 podem ampliar o público-alvo a partir desta quinta-feira (18). O Ministério da Saúde orienta que a faixa etária atendida seja estendida de 10 a 14 anos para 6 a 16 anos. Essa medida é temporária, conforme especificado na nota técnica do Ministério, e se aplica apenas às vacinas com prazo de validade até 30 de abril.
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) esclareceu que cada município potiguar deve elaborar sua estratégia de vacinação seguindo a orientação do Ministério da Saúde.
Em Mossoró e Parnamirim, a ampliação da faixa etária já está em vigor a partir desta quinta-feira (18). Já a Secretaria de Saúde de Natal não divulgou se seguirá a recomendação do Ministério da Saúde.
Além disso, a nota técnica menciona que, em caso de necessidade para evitar o desperdício de doses, a ampliação da faixa etária estratégica poderá ocorrer até o limite especificado na bula da vacina, que é dos 4 aos 59 anos e 11 meses. Todas as pessoas vacinadas dentro desse novo esquema terão garantida a segunda dose.
Atualmente, 29 municípios do Rio Grande do Norte estão aplicando o imunizante contra a dengue, após uma redistribuição de 7,2 mil doses desse lote para dez cidades neste mês, que vence no fim do mês. No total, o estado recebeu 45,1 mil doses, e os municípios registraram, até a manhã desta quinta-feira, 25.836 doses aplicadas no sistema do Ministério da Saúde.
Deixe um comentário