spot_img
spot_img
PolíticaGovernadora Fátima Bezerra destaca avanços e desafios das políticas para mulheres na...

Governadora Fátima Bezerra destaca avanços e desafios das políticas para mulheres na 5ª Conferência Nacional em Brasília

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou nesta terça-feira (30) de um dos painéis centrais da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), em Brasília. O evento, que segue até o dia 2 de outubro, reúne representantes de todo o país para debater e formular políticas públicas voltadas às mulheres, sob o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.

.

Durante o painel “O desafio de implementação de políticas públicas para as mulheres na relação interfederativa”, Fátima Bezerra reforçou a importância do diálogo entre União, estados e municípios para a efetividade das ações voltadas ao público feminino. “Dialogar e ouvir é o que garante que uma política pública nasça com assertividade. É estreitando este diálogo que poderemos avançar na implantação de políticas concretas e transformadoras”, afirmou a governadora.

.

O debate contou ainda com a participação da ministra Márcia Lopes e da prefeita de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão, e abordou a coordenação entre diferentes níveis de governo na execução de políticas públicas para mulheres.

.

Fátima ressaltou que a conferência é fruto de um processo coletivo, envolvendo conferências municipais e estaduais em todo o país. No Rio Grande do Norte, mulheres de diferentes realidades – do sertão ao litoral, de comunidades tradicionais, quilombolas, universidades, sindicatos, coletivos feministas e redes de enfrentamento à violência – levaram propostas que agora chegam ao debate nacional.

.

As prioridades do RN estão alinhadas aos cinco eixos estratégicos da Conferência: autonomia das mulheres; igualdade e equidade de gênero; respeito à diversidade e combate a todas as formas de violência e discriminação; participação ativa das mulheres nas políticas públicas; e transversalidade de gênero como princípio orientador.

.

Durante sua fala, a governadora também relembrou o pioneirismo do Rio Grande do Norte na luta pelos direitos das mulheres, destacando figuras históricas como Nísia Floresta e Alzira Soriano, e apresentou conquistas recentes do seu governo, como a criação de sete novas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, do Núcleo de Enfrentamento ao Feminicídio, da Casa de Acolhimento Anatália de Melo Alves e da construção da Casa da Mulher Brasileira, em Natal.

.

“Queremos sair desta Conferência com propostas concretas para garantir que novas políticas públicas sejam implantadas em todo o Brasil. É assim que conquistamos avanços: com coragem, unidade e luta”, concluiu Fátima.

.

Além da governadora, participaram do segundo dia do evento a secretária estadual das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH), Júlia Arruda, a deputada estadual Divaneide Basílio (PT) e a vereadora de Natal Brisa Bracchi (PT). O evento conta ainda com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diversas ministras de Estado.

- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img