Portal

ZN

INSS: cerca de 300 mil aposentados e pensionistas no RN podem receber ressarcimento por descontos indevidos


Cerca de 300 mil aposentados e pensionistas do Rio Grande do Norte estão aptos a receber o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior, o número representa cerca de 6% do total de beneficiários que contestaram descontos irregularmente em todo o país.

.

Até o momento, mais de 5,1 milhões de pessoas no Brasil já questionaram os descontos aplicados, e cerca de 1,6 milhão delas já receberam o valor corrigido, que é depositado diretamente na conta em até três dias após a adesão ao programa de ressarcimento. No total, o INSS já pagou R$ 990 milhões, de um montante previsto em R$ 3,3 bilhões.

.

O prazo para que os beneficiários façam a adesão ao programa termina em 14 de novembro, com a expectativa de que os pagamentos sejam concluídos até 31 de dezembro deste ano. No Rio Grande do Norte, o INSS orienta que os segurados façam a solicitação pelo aplicativo Meu INSS, pelo telefone 135 ou presencialmente nas agências dos Correios.

.

Atenção para golpes

Com o aumento da procura pelo ressarcimento, o INSS alerta sobre a existência de tentativas de fraude contra aposentados e pensionistas. Gilberto Waller reforça que o órgão não realiza contato direto com os beneficiários por telefone, e-mail, mensagens de texto ou visitas domiciliares. Também não solicita envio de documentos por links externos, nem exige assinatura de procuração para liberação dos valores.

.

“Logo que surgiu essa situação do ressarcimento, veicularam valores muito mais altos e tentativas de golpe, com links falsos e pedidos para assinar documentos. O carteiro não vai na sua casa e o INSS não manda cartinha”, afirmou o presidente.

.

Os canais oficiais para adesão ao ressarcimento e contestação dos descontos são exclusivamente o aplicativo Meu INSS, o telefone 135 e as agências dos Correios. O uso de intermediários ou procurações não é necessário nem recomendado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *