Portal

ZN

Invasão de torcedores organizados gera pânico e suspensão de aulas em escola estadual de Natal


Um episódio de violência envolvendo torcedores organizados causou tumulto e medo na Escola Estadual Floriano Cavalcanti, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, na manhã desta terça-feira (5). Segundo a Polícia Militar, cinco homens foram detidos suspeitos de invadir a unidade de ensino durante a realização dos jogos internos escolares.

.

De acordo com a Ronda Escolar da PM, a ação teve motivação em uma briga entre torcidas rivais. Um aluno do 1º ano foi agredido dentro da quadra da escola. Relatos de estudantes apontam que os invasores pularam o muro lateral da escola e foram diretamente até o estudante para espancá-lo. Uma das vítimas afirmou que os agressores usaram um soco inglês, apreendido posteriormente com um dos suspeitos.

.

Estudantes também relataram que um dos homens estava armado com um revólver, mas a PM informou que nenhuma arma de fogo foi localizada. Um dos detidos usava tornozeleira eletrônica e, segundo a PM, já foi condenado por tráfico de drogas.

.

“A informação de uma das vítimas foi de que houve espancamento, com uso de soco inglês. Após a agressão, eles pularam novamente o muro e fugiram. Um deles estava tornozelado e conseguimos localizá-los nas proximidades de um posto de combustível”, relatou um subtenente da PM, que preferiu não se identificar.

.

Pânico entre alunos e suspensão das aulas

A ação violenta gerou pânico e correria entre os estudantes. Uma aluna chegou a passar mal devido ao nervosismo, mas foi acolhida na própria escola e pelos pais, sem necessidade de atendimento médico, segundo a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC).

.

Ainda segundo a SEEC, “o tumulto foi rapidamente controlado pela PM” e um boletim de ocorrência foi registrado pela direção da escola. Em consequência do ocorrido, as aulas foram suspensas temporariamente, com retorno previsto para quinta-feira (7).

.

Nesta quarta-feira (6), a equipe gestora e os professores devem se reunir para definir ações pedagógicas e de acolhimento emocional aos estudantes. O retorno das atividades contará com o suporte de psicólogos da 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc).

.

Em nota, a SEEC confirmou que o conflito foi provocado por “indivíduos que não pertencem à comunidade escolar” e reiterou que o vigilante da escola acionou imediatamente a Ronda Escolar, o que possibilitou a chegada rápida da PM e garantiu a integridade dos presentes.

.

“A SEEC reafirma seu compromisso com a integridade física e emocional dos estudantes, profissionais da educação e demais membros da comunidade escolar, reiterando que atitudes de violência não serão toleradas no ambiente educacional”, declarou a pasta.

.

A equipe gestora da escola segue colaborando com as autoridades para o esclarecimento completo do caso. Os cinco suspeitos detidos foram levados para a delegacia, onde o caso está sendo investigado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *