spot_img
spot_img
PolíticaJaime Calado sanciona lei que cria Secretaria Municipal de Cultura

Jaime Calado sanciona lei que cria Secretaria Municipal de Cultura

A noite desta quinta-feira (30) foi marcada por uma grande celebração da cultura popular no Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante, que recebeu a solenidade de sanção da lei que cria a Secretaria Municipal de Cultura, um passo importante para o fortalecimento e valorização das políticas culturais no município. O evento, que reuniu artistas, grupos folclóricos, de dança, teatro e quadrilhas juninas, foi um marco histórico para a cidade, que agora conta com uma estrutura oficializada para cuidar e promover suas expressões culturais.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Jaime Calado, a primeira-dama e senadora Zenaide Maia, a secretária estadual de Cultura, Maryland Brito, representando a governadora Fátima Bezerra, a deputada estadual Terezinha Maia, o vice-prefeito Flávio Henrique, e o presidente da Câmara de São Gonçalo, vereador Nonato Queiroz. Além deles, o evento teve a presença de gestores culturais de outros municípios, produtores culturais e secretários municipais.

Um dos momentos mais aguardados da noite foi a nomeação do ator e advogado Gleydson Almeida como titular da nova Secretaria Municipal de Cultura. Gleydson, que já presidia a Fundação Cultural Dona Militana, acumulará as duas funções e dará continuidade ao trabalho desenvolvido na área cultural da cidade. Ao ser empossado, ele subiu ao palco acompanhado dos representantes de diversos grupos artísticos presentes, e fez questão de se comprometer em fortalecer ainda mais a cultura local.

“Estamos aqui reunidos não apenas para celebrar a sanção de uma lei, mas para honrar uma trajetória de luta, resistência e dedicação dos nossos artistas, dos nossos mestres e de todos aqueles que, ao longo das décadas, mantiveram viva a alma cultural deste município”, destacou Gleydson, visivelmente emocionado.

O novo secretário também fez questão de fazer uma homenagem à figura de Dona Militana, em virtude do Centenário da romancista, filha ilustre de São Gonçalo do Amarante e ícone da cultura local. “Este momento é ainda mais especial por ser o ano do Centenário de Dona Militana, a maior romanceira do Brasil, filha ilustre desta terra e símbolo da nossa rica tradição cultural”, afirmou, lembrando a importância da escritora, que imortalizou em sua voz as histórias e os romances que representam a essência do povo gonçalense.

Em seu discurso, o prefeito Jaime Calado também celebrou a criação da Secretaria Municipal de Cultura, afirmando que a nova pasta simboliza o reconhecimento da cidade como um polo cultural do estado. “Tudo isso traduz porque São Gonçalo é, de fato e de direito, o Berço da Cultura do Rio Grande do Norte”, disse, citando a poetisa Cora Coralina: “Nada vale a pena se não tocar o coração das pessoas. E é isso que a cultura faz, tocar o coração das pessoas. E cabe a nós passar para novas gerações essas emoções criadas pelos nossos artistas. Eu estou muito feliz de poder contribuir para perpetuar isso”, destacou o prefeito.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img