spot_img
spot_img
PolíticaLula e Trump conversam por videoconferência nesta segunda-feira (6)

Lula e Trump conversam por videoconferência nesta segunda-feira (6)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por videoconferência nesta segunda-feira (6) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma reunião que durou cerca de meia hora, segundo informações da TV Globo. O encontro virtual ocorreu às 10h30, do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, e contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Sidônio Palmeira (Secom).

.

A possibilidade de diálogo havia sido anunciada por Trump durante a Assembleia Geral da ONU, no mês passado, em Nova York. Durante o encontro, os dois presidentes tiveram um pequeno contato, no qual se cumprimentaram e concordaram em manter o diálogo. Trump afirmou que houve boa “química” entre ele e Lula.

.

O ministro Mauro Vieira explicou que a estratégia do governo brasileiro era iniciar o contato por vídeo ou telefone, antes de uma possível reunião presencial. O objetivo era tirar dúvidas, identificar pontos de convergência e divergência na negociação comercial e estabelecer uma relação de confiança gradual entre os dois líderes.

.

A relação entre Lula e Trump é considerada delicada, especialmente desde a eleição do presidente norte-americano no final de 2024. Diplomatas brasileiros atuam de forma cautelosa e discreta, considerando o histórico de mudanças de posição de Trump e a possibilidade de auxiliares americanos tentarem dificultar a aproximação.

.

O diálogo ocorre em meio a um tarifaço imposto pelos EUA, que aplica sobretaxa de 50% a produtos brasileiros, medida que, segundo diplomatas, tem como pano de fundo pressões sobre casos envolvendo o ex-presidente Bolsonaro. Lula reafirmou que a independência do Judiciário e a soberania do Brasil não são negociáveis, mas se mostrou aberto a conversar sobre comércio internacional, incluindo temas de interesse dos americanos como regulação de big techs e exploração de terras raras.

.

Em entrevista após a videoconferência, Lula declarou: “Aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu”, referindo-se ao primeiro contato direto com Trump, e comentou que realmente houve “química” entre os dois presidentes, sinalizando abertura para futuras negociações.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img