spot_img
spot_img
GeralLula sanciona lei que amplia licença-maternidade

Lula sanciona lei que amplia licença-maternidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (29), a lei que amplia a licença-maternidade e o salário-maternidade em casos de complicações após o parto que resultem em internação da mãe ou do bebê por mais de duas semanas. Pela nova regra, o afastamento será de 120 dias após a alta hospitalar, descontando-se o período de repouso anterior ao parto, quando houver.

.

A mudança altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Lei de Benefícios da Previdência Social, garantindo o pagamento do salário-maternidade durante a internação e também no período subsequente de 120 dias. Até então, essa possibilidade era reconhecida apenas por jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).

.

A sanção ocorreu durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília até quarta-feira (1º), com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”. O evento reúne cerca de 4 mil participantes de todas as regiões do país e marca a retomada da principal instância de participação social voltada à promoção da igualdade de gênero, suspensa desde 2016.

.

Durante o discurso, Lula destacou que não há democracia plena sem a participação ativa das mulheres.

.

“Essa conferência é também um grito contra o silêncio. Um grito pela liberdade das mulheres falarem o que quiserem, quando quiserem e onde quiserem. Não há democracia plena sem a voz das mulheres”, disse o presidente, lembrando que o golpe que derrubou a ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2016, também representou uma tentativa de silenciar milhões de brasileiras.

Lula ressaltou ainda a importância de políticas de combate à desigualdade, como a lei da igualdade salarial entre homens e mulheres, e afirmou que a implementação da medida exigirá fiscalização e enfrentamento de resistências.

.

Outras ações

Além da nova lei sobre a licença-maternidade, o presidente sancionou também a criação da Semana Nacional de Conscientização sobre os Cuidados com Gestantes e Mães, que será celebrada em agosto, próximo ao Dia da Gestante. O objetivo é reforçar informações e direitos relacionados à saúde materna, com ênfase nos primeiros mil dias da criança, da gestação até os dois anos de vida.

.

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, ressaltou que a conferência será fundamental para atualizar o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres:

.

“Cada palavra, cada proposta e cada gesto vivido nesta conferência regarão esta semente. O que construiremos juntas será raiz firme e tronco vigoroso para garantir dignidade, direitos e igualdade para todas nós”, afirmou.

.

Os debates do encontro abordarão temas como enfrentamento à violência de gênero, redução das desigualdades sociais e raciais, participação política das mulheres, políticas de cuidado e autonomia econômica.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img