Portal

ZN

Matheus Faustino repete discurso xenofóbico e chama Belém de “grande favelão” durante sessão na Câmara


Durante pronunciamento na Câmara Municipal de Natal (CMN), o vereador Matheus Faustino (União Brasil) voltou a se envolver em polêmica ao se referir à cidade de Belém (PA) como um “grande favelão”. A fala ocorreu na última terça-feira (28) e repercutiu negativamente entre parlamentares e nas redes sociais. Faustino, que integra o Movimento Brasil Livre (MBL), grupo de extrema-direita criado em 2014 e conhecido pelo uso da “tática do insulto” como estratégia política, fez o comentário enquanto criticava a proposta de implantação da tarifa zero no transporte coletivo.

.

“Belém é um grande favelão em que os caras não conseguem nem ter rua direito. Então, qual o sentido de ter tarifa zero aos finais de semana em Belém se não tem nem lugar para ir, não tem rua? É literalmente uma favela a céu aberta [sic]”, declarou o vereador. A fala repete o discurso de outro membro do MBL, o vereador de Joinville (SC) Mateus Batista (União Brasil), que em agosto foi acusado de xenofobia ao propor um projeto para restringir a entrada de nordestinos e nortistas em Santa Catarina, com o argumento de evitar que o estado “virasse um favelão”.

.

O vereador Daniel Valença (PT) repudiou as declarações de Matheus Faustino e destacou que o discurso não representa a população de Natal nem o Poder Legislativo Municipal. “Isso é uma vergonha, um triste capítulo do nosso Poder Legislativo Municipal, e eu espero que o conjunto dessa Casa diga que não aceita nenhuma forma de preconceito, menos ainda com o povo da Amazônia”, afirmou Valença.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *