spot_img
spot_img
EconomiaMineradora inicia extração comercial de ouro no RN e negocia exploração de...

Mineradora inicia extração comercial de ouro no RN e negocia exploração de depósito sob a BR-226

A mineradora Aura Minerals anunciou nesta quinta-feira (9) o início da operação comercial da mina Borborema, localizada em Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte. Segundo a empresa, a mina tem vida útil estimada em 11,3 anos, com base nas reservas minerais atuais, e apresenta potencial de expansão, com mais de 2 milhões de onças de ouro, cada uma equivalente a 31,1 gramas.

.

Além da área atualmente autorizada, a Aura identificou um depósito de ouro sob a BR-226, próximo a Currais Novos, e negocia com órgãos públicos a exploração dessa nova área.

.

Segundo a empresa, a liberação desta área e a expansão da operação poderiam dobrar as reservas da mina e ampliar a oferta de empregos na região. A construção do projeto demandou investimentos de mais de R$ 1 bilhão, gerando mais de 2.500 empregos diretos na fase de obras. Atualmente, a operação mantém cerca de 1.000 empregos diretos e 3.500 indiretos. Com a expansão, a mineradora projeta retomar o patamar de 2.500 empregos na fase de construção, além de novos investimentos estimados em R$ 645 milhões.

.

A Aura também destaca medidas de sustentabilidade implementadas no projeto. Em 2023, o Programa de Reposição Florestal plantou mais de 13 mil mudas em 11 hectares, além de outras 4 mil mudas ao longo da faixa de servidão da BR-226. A operação utiliza 100% de água de reuso proveniente do esgoto da cidade, evitando competição com o abastecimento da população local. Para o CEO Rodrigo Barbosa, “a conclusão do projeto dentro do cronograma e orçamento, e sem acidentes com afastamento, reforça a solidez de nosso modelo estratégico, que prioriza o desenvolvimento de empreendimentos eficientes, caracterizados pela facilidade de construção e operação”.

.

A Aura Minerals possui atualmente cinco minas em operação, incluindo a mina de ouro Minosa, em Honduras; as minas de ouro Apoena, Almas e Borborema, no Brasil; e a mina de cobre-ouro-prata Aranzazu, no México. A empresa ainda possui projetos em desenvolvimento na Guatemala, Colômbia e Brasil, incluindo o Matupá, São Francisco e o projeto de cobre Carajás.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img