Portal

ZN

Navio-Escola “Brasil” atraca em Natal e abre visitação gratuita neste sábado


O Navio-Escola (NE) “Brasil”, da Marinha do Brasil, atraca nesta quinta-feira (7) no Terminal Marítimo de Passageiros, no bairro da Ribeira, em Natal (RN). A população poderá visitar gratuitamente a embarcação no sábado (9), das 14h às 17h30.

.

A visitação é uma oportunidade para que os natalenses e moradores das regiões próximas conheçam o navio e as atividades desenvolvidas pela Marinha. Segundo o Comando do 3° Distrito Naval, responsável pela operação, a ação visa fortalecer o vínculo entre a sociedade e a Marinha, além de mostrar o trabalho de capacitação dos militares e o desenvolvimento da mentalidade marítima no Brasil.

.

“O Navio-Escola ‘Brasil’ desempenha papel fundamental na formação dos futuros oficiais da Marinha, promovendo a integração entre o conhecimento teórico e a prática naval. Esta visita proporciona à população a chance de entender melhor essa missão e a importância da presença naval para o país”, destaca o comunicado da Marinha.

.

A atual comissão a bordo faz parte da 39ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), etapa essencial na formação dos futuros oficiais. O navio oferece recursos instrucionais que consolidam os aprendizados da Escola Naval, com ênfase na experiência prática, além de ampliar a formação cultural dos guardas-marinha.

.

A VIGM também tem papel diplomático, representando o Brasil e a Marinha em portos estrangeiros, estreitando relações com nações amigas.

.

Histórico e tripulação

Construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e lançado ao mar em 23 de setembro de 1983, o NE “Brasil” foi incorporado oficialmente à Marinha em 21 de agosto de 1986.

.

Atualmente, o navio é comandado pelo Capitão de Mar e Guerra Rodrigo Monteiro Lázaro, no cargo desde 9 de janeiro de 2025. A embarcação conta com uma tripulação composta por 31 oficiais, 217 praças e 140 guardas-marinha formados pela Escola Naval, além de convidados do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha Mercante e de diversos países, como Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Egito, Espanha, França, México, Paraguai e Uruguai.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *