Equipes da Neoenergia Cosern retiraram duas toneladas de cabos de telecomunicações irregulares ou sem uso das ruas do Bairro Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal. A operação, iniciada em agosto, percorre as vias do bairro com o objetivo de garantir segurança à população e reduzir a poluição visual causada pelo emaranhado de fios.
De acordo com Hugo Soares, supervisor de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern, os cabos irregulares representam risco à população e às estruturas dos postes, além de contribuir para o impacto visual na cidade. Ele destacou que, de janeiro até agora, 11,5 toneladas de cabos irregulares foram retiradas em todo o estado, o que representa 76,6% do total removido em 2024 (15 toneladas). As cidades com maior volume de material extraído são Natal, Mossoró e Macau.
.
Em julho, a empresa retirou 5,5 toneladas de cabos ao longo de seis quilômetros da Avenida Hermes da Fonseca, entre a Praça Aristófanes Fernandes e o cruzamento com a Av. Nevaldo Rocha. A partir de 25 de agosto, a operação seguirá na Av. Prudente de Morais e, posteriormente, nos bairros Planalto e Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal.
A Neoenergia Cosern reforça que instalações irregulares que apresentem risco à população ou ao fornecimento de energia, como fios descascados, cabos baixos ou caixas de terminação fora da norma, são retiradas imediatamente. A ação ocorre diariamente em todas as distribuidoras do grupo, incluindo Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF).
.
Antes de instalar cabos nos postes, as empresas de telecomunicação devem apresentar projeto aprovado pelas agências reguladoras Aneel, Anatel e ANP. Para regularização, a Neoenergia disponibiliza atendimento pelo WhatsApp (84 3215-6200) para esclarecimentos e orientações aos provedores.
Deixe um comentário