spot_img
spot_img
PolíticaParlamentares do RN participam de manifestação em Brasília em defesa de anistia...

Parlamentares do RN participam de manifestação em Brasília em defesa de anistia para condenados de 8 de janeiro

Uma comitiva de parlamentares bolsonaristas do Rio Grande do Norte esteve presente na “Caminhada pela Anistia”, realizada nesta terça-feira (7) em Brasília e convocada pelo pastor Silas Malafaia, em apoio à concessão de anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi sentenciado a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

.

Entre os participantes do ato esvaziado estavam o senador Rogério Marinho (PL) e os deputados federais General Girão (PL), Sargento Gonçalves (PL) e Carla Dickson (União Brasil). Também marcaram presença figuras da família Bolsonaro, como Michelle Bolsonaro, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O público estimado pela mídia especializada, como o portal “Poder 360”, foi de pouco mais de duas mil pessoas, que se concentraram no Complexo Cultural da República e caminharam até a alameda José Sarney, próxima ao Congresso Nacional.

.

Durante o ato, os bolsonaristas defenderam que a anistia “ampla, geral e irrestrita” é o caminho para “pacificar o país”. O senador Rogério Marinho, em discurso, afirmou que os participantes dos atos de 8 de janeiro foram “encarcerados, presos e calados” e que merecem solidariedade. “Não há democracia plena sem anistia para quem é alvo de perseguição por convicções políticas. O Brasil precisa de paz, justiça e reconciliação”, declarou. Carla Dickson e Sargento Gonçalves reforçaram o mesmo posicionamento, defendendo que “desistir não é uma opção” enquanto a anistia não for aprovada.

.

A manifestação ocorreu na contramão da opinião da maioria da população, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8). De acordo com o levantamento, 47% dos brasileiros se opõem à anistia para os condenados de 8 de janeiro e para Bolsonaro, enquanto 35% se declaram favoráveis. Além disso, 52% consideram a pena imposta ao ex-presidente e aos demais réus justa, e 37% apoiam a redução da condenação por meio do chamado PL da Dosimetria, projeto alternativo que ainda não tem data para votação.

.

O ato de terça-feira também surge como uma reação aos protestos realizados pela esquerda em 21 de setembro, que mobilizaram milhares de pessoas em capitais brasileiras contra a PEC da Blindagem e a urgência para o PL da Anistia na Câmara dos Deputados. O relator do PL da Dosimetria, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), chegou a condicionar a votação de outro projeto, o PL 1.087/2025, que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil, à aprovação do PL da Dosimetria, mas recuou após repercussão negativa.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img