spot_img
spot_img
GeralPaulinho Freire confirma edital de licitação do transporte público para outubro

Paulinho Freire confirma edital de licitação do transporte público para outubro

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), confirmou nesta quinta-feira (25) que o edital da licitação do transporte público da capital será lançado em outubro deste ano. O anúncio foi feito durante um ato em alusão ao Dia Mundial do Turismo, quando a gestão apresentou medidas estratégicas para fortalecer a atividade turística na cidade.

.

Segundo o prefeito, o transporte público desempenha papel central tanto para os moradores quanto para os visitantes. “A gente precisa de uma cidade acolhedora, uma cidade linda, uma cidade bem iluminada, a saúde funcionando, o transporte coletivo funcionando, não só para o cidadão local, mas para o turista que vem também, porque ele é que move a economia”, destacou Paulinho.

.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, havia confirmado a previsão no último dia 22, detalhando que o edital está sendo preparado com apoio da consultoria da ANTP e seguindo as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), especialmente sobre equilíbrio financeiro e econômico. Ela explicou que ajustes jurídicos ainda estão sendo finalizados junto à Procuradoria Geral do Município, para garantir que todos os detalhes do processo estejam corretos.

.

Para evitar “desertos” na operação, a Prefeitura planeja ampliar o subsídio ao transporte. Atualmente, Natal subsidia apenas 5% do sistema, enquanto cidades como Brasília e Goiânia aplicam 75% e 66%, respectivamente. O edital também prevê melhorias na frequência dos ônibus, com espera média de 12 minutos e máxima de 30 minutos nos pontos mais desfavoráveis, além de um período de transição de 180 dias para que as operadoras implementem investimentos, incluindo a renovação da frota, cuja idade média atualmente é de quase 11 anos, com meta de reduzir para seis anos.

.

Sobre a tarifa, estudos ainda estão em andamento. O valor atual de R$ 4,90 não inclui encargos da folha de pagamento e da convenção coletiva, que passaram a ser aplicados recentemente. “Estamos estudando se conseguiremos manter ou se haverá um pequeno aumento, talvez para R$ 5,10. Mas isso será definido após a licitação e implementação da nova rede de ônibus”, explicou Jódia Melo.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img