spot_img
spot_img
PolíticaPlanos de saúde voltam a ser convocados para prestar esclarecimentos sobre negativas...

Planos de saúde voltam a ser convocados para prestar esclarecimentos sobre negativas de atendimento a crianças com autismo em Natal

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Natal volta a se reunir nesta quarta-feira (6), às 14h30, com foco na apuração de práticas abusivas por parte de operadoras de planos de saúde que estariam negando atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram reconvocadas as operadoras Unimed, Hapvida e Humanas, após ausência injustificada na primeira convocação realizada no fim do semestre passado.

.

A ausência das empresas causou forte indignação entre vereadores, entidades e famílias de pessoas com TEA, que enfrentam dificuldades para garantir terapias essenciais para o desenvolvimento de seus filhos. A CEI considera que a recusa das operadoras em comparecer demonstra desrespeito não apenas com o trabalho da Comissão, mas, principalmente, com as famílias afetadas.

.

Presidida pelo vereador Kleber Fernandes (Republicanos), que também comanda a Comissão de Defesa do Consumidor da Casa, a CEI cobra transparência e posicionamento claro das operadoras diante das denúncias apresentadas.

.

“Este é um momento de transparência. Os planos de saúde precisam se posicionar diante de denúncias graves, que envolvem não apenas a negativa de terapias essenciais, mas também o descredenciamento de clínicas e a demora nas autorizações. A Câmara está do lado das famílias e vai até o fim nessa apuração”, declarou o parlamentar.

.

Além das negativas de atendimento, a CEI investiga atrasos na liberação de terapias multidisciplinares, retirada de clínicas especializadas da rede credenciada e cláusulas abusivas nos contratos, incluindo reajustes e falta de clareza nas coberturas. O colegiado já recebeu dezenas de denúncias formais, que estão sendo analisadas e incorporadas ao relatório final.

O documento da CEI poderá recomendar medidas administrativas e judiciais contra as operadoras que, segundo a apuração, estejam violando os direitos dos consumidores.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img