Início Geral Polícia Civil do RN recebe mais de 50 celulares roubados

Polícia Civil do RN recebe mais de 50 celulares roubados

0
Foto: Sesed

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte recebeu, nesta quarta-feira (18), mais de 50 aparelhos celulares de origem ilícita, devolvidos de forma voluntária por pessoas que haviam adquirido os dispositivos de forma irregular. A ação faz parte de uma nova metodologia de combate aos crimes de roubo e furto de celulares, implementada pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed-RN).

A estratégia inclui a intimação de 370 pessoas que, segundo as autoridades, possuem em seu poder aparelhos celulares roubados ou furtados. Essas pessoas têm até o final desta quinta-feira (19) para devolver os dispositivos às autoridades. O objetivo é recuperar os aparelhos e devolvê-los aos proprietários legítimos.

Consequências para quem não devolver os aparelhos

De acordo com a Sesed-RN, aqueles que não comparecerem para entregar os celulares roubados ou furtados estarão sujeitos a medidas legais, que podem incluir:

  • Busca e apreensão dos aparelhos nas residências ou locais vinculados aos intimados;
  • Responsabilização criminal por receptação qualificada, que ocorre quando alguém adquire, transporta, oculta ou negocia um bem que sabe ser produto de crime.

A receptação qualificada é prevista no artigo 180 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão, além de multa. Essa ação visa não apenas recuperar os aparelhos, mas também desestimular a prática de compra de produtos de origem duvidosa, que alimenta o ciclo de roubos e furtos de celulares no estado.

Devolução e retorno aos donos legítimos

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed-RN) informou que, após a recuperação dos celulares, o próximo passo será a devolução dos aparelhos aos seus proprietários legítimos. Para isso, a polícia realiza o cruzamento de dados com os boletins de ocorrência registrados no sistema.

A devolução será feita com base no número de IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) dos aparelhos, que é uma espécie de “CPF” dos celulares. A localização e identificação dos proprietários são realizadas por meio de cruzamento de dados no banco de informações da polícia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile