A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou nas primeiras horas desta quarta-feira (22) a Operação “Selo Quebrado”, que investiga um esquema de desvio de recursos de um cartório em Natal. A ação é conduzida pela Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (Deccor) e apura crimes de falsificação de documentos públicos, estelionato e lavagem de dinheiro.
.
Segundo as investigações, o principal suspeito inseriu sua conta bancária pessoal como destino de pagamentos feitos por clientes e empresas ao cartório. Para dar aparência de legalidade às transações, ele teria utilizado ofícios falsificados, e-mails e mensagens de WhatsApp adulteradas, além de certificados digitais de terceiros, enganando as vítimas e desviando valores.
.
O prejuízo estimado pela Polícia Civil entre 2021 e 2024 chega a R$ 360 mil. As apurações também identificaram indícios de ocultação de bens, configurando o crime de lavagem de dinheiro.
.
O nome da operação, “Selo Quebrado”, faz alusão à violação da fé pública notarial, simbolizando a quebra da confiança que o selo cartorário representa nos atos oficiais.
Por determinação da Justiça, foram bloqueados valores e sequestrados bens do investigado, equivalentes ao montante desviado, com o objetivo de recompor o prejuízo e garantir o andamento das investigações.
.
A Polícia Civil reforçou o pedido de colaboração da população no combate à corrupção. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque 181.
Deixe um comentário