spot_img
spot_img
EconomiaPorto de Natal registra aumento de ...

Porto de Natal registra aumento de 107% em comparação ao ano anterior

O Porto de Natal encerrou o ano de 2024 com um recorde na movimentação de frutas, atingindo 135.302 toneladas exportadas. Esse volume representa um impressionante aumento de 107% em relação ao mesmo período de 2023, consolidando um resultado altamente positivo para o porto após a saída da CMA CGM, uma das maiores operadoras de contêineres do mundo.

Em coletiva à imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (20), o diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Paulo Henrique Macedo, comemorou o sucesso das operações e ressaltou os investimentos programados para 2025, que devem impulsionar ainda mais o crescimento do Porto de Natal. Macedo destacou o apoio decisivo do Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, e do Governo do Estado, sob a liderança da governadora Fátima Bezerra, nas pautas estratégicas que incluem a instalação das defesas da Ponte Newton Navarro e a dragagem do canal de acesso. Além disso, obras importantes estão em andamento, como a reforma dos armazéns e galpões, e a instalação de uma usina fotovoltaica, com recursos já garantidos pelo PAC.

“Estamos vivendo um bom momento após o cenário negativo da saída da CMA CGM do Porto de Natal. Nossa expectativa é que esses números melhorem ainda mais. Esse resultado extraordinário é fruto da eficiência das operações, da expertise na movimentação de frutas e do empenho de todos os envolvidos. Esse momento nos motiva a buscar avanços contínuos em 2025”, afirmou Paulo Henrique Macedo.

O aumento nas exportações de frutas, especialmente para mercados internacionais, reflete diretamente na economia do Rio Grande do Norte. Com a ampliação das operações portuárias, cresce também a geração de empregos diretos e indiretos, envolvendo setores como o cultivo, o transporte e a logística portuária. O segmento de frutas se consolidou como uma das principais forças econômicas do estado, com impacto significativo no Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

Além dos bons resultados no setor de exportações, a coletiva também abordou um tema relevante para o futuro da CODERN: a implementação da agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança). Paulo Henrique Macedo anunciou a criação de uma comissão responsável pela implantação da agenda ESG na companhia. A iniciativa já inclui ações práticas nas três áreas fundamentais, com o objetivo de guiar o Porto de Natal em direção a uma gestão mais sustentável e responsável.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img