spot_img
spot_img
GeralPrefeito de Natal sanciona lei que concede isenção de ISS a empresas...

Prefeito de Natal sanciona lei que concede isenção de ISS a empresas de ônibus até 2026

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), sancionou a Lei nº 7.976/2025, que isenta as empresas de transporte público urbano do pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) até 30 de junho de 2026. A medida, publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (24), tem efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2025 e faz parte do pacote de leis aprovado pela Câmara Municipal para viabilizar a nova licitação do sistema de transporte coletivo da capital potiguar.

.

De acordo com o texto, a isenção poderá ser prorrogada até dezembro de 2026, mediante decreto do Executivo, caso haja justificativa técnica e financeira. Em contrapartida, as empresas beneficiadas deverão manter as gratuidades previstas em lei, aplicar a tarifa social nos feriados e garantir acesso integral aos sistemas de bilhetagem eletrônica e GPS à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

.

A aprovação da lei completa o conjunto de três projetos enviados pela Prefeitura à Câmara Municipal — que incluem também a revogação das permissões do transporte opcional, com um regime de transição, e a autorização para concessão de subsídio tarifário ao sistema. Segundo o líder do governo no Legislativo, vereador Aldo Clemente (PSDB), as medidas “vão possibilitar a publicação do edital da licitação e uma melhora gradativa no transporte público para a população de Natal”.

.

Já o presidente da Comissão de Transportes da Câmara, vereador Leo Souza (Republicanos), afirmou que os projetos preparam o caminho para uma nova etapa no sistema. “Estamos olhando para o que vem depois desse contrato, que deve moralizar e dar dignidade a quem faz uso do transporte público”, declarou.

.

A oposição, no entanto, fez críticas à iniciativa. O vereador Daniel Valença (PT) lembrou que a isenção “já vigora desde 2020” e que, desde então, “houve uma piora na qualidade do serviço, com dezenas de linhas retiradas”. A vereadora Samanda Alves (PT) também lamentou a rejeição de emendas que buscavam “garantir 100% da frota em circulação e a ampliação da tarifa social”.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img