Menos de um mês após um ataque hacker ao perfil pessoal da prefeita Nilda, que incluiu até ameaças de morte, a Prefeitura de Parnamirim voltou a ser alvo de investidas cibernéticas. Desta vez, a tentativa de invasão atingiu diretamente os servidores do município, mas foi prontamente neutralizada pelas equipes de segurança digital.
Segundo informações oficiais, diversas tentativas de invasão foram registradas nesta sexta-feira (6) tanto no servidor central da Prefeitura quanto em sistemas de secretarias municipais. O Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação (GCTI), órgão responsável por gerenciar a tecnologia e a segurança da informação da administração municipal, agiu rapidamente para conter os acessos indevidos.
De acordo com o chefe do GCTI, Afrânio Alex, os ataques não foram aleatórios. “Trata-se de um movimento orquestrado e planejado, com o objetivo de causar instabilidade ao sistema e à gestão propriamente dita, mas estamos atentos e reforçando nossos firewalls para proteger nossos dados”, afirmou.
A Prefeitura de Parnamirim considera o episódio como uma tentativa grave de desestabilização institucional e informou que as medidas de segurança digital estão sendo ampliadas. A administração também avalia acionar os órgãos de investigação federais para apurar a origem e os responsáveis pelos ataques.
Deixe um comentário