spot_img
spot_img
GeralProMulher RN apresenta ações de enfrentamento à violência no IV EREL

ProMulher RN apresenta ações de enfrentamento à violência no IV EREL

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ProMulher/ALRN), sob a liderança da deputada estadual e procuradora da Mulher, Cristiane Dantas, apresentou, durante o IV Encontro Regional de Legislativos (EREL) — promovido pela Escola da Assembleia Legislativa do RN (EALRN) —, um panorama preocupante da violência doméstica no Brasil, além das ações desenvolvidas para enfrentar essa realidade no estado potiguar.

Com o tema “Enfrentamento à Violência Doméstica e o Papel da Procuradoria da Mulher”, a parlamentar destacou dados alarmantes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que revelam o crescimento contínuo das agressões contra mulheres, em diversas formas. Somente em 2024, foram registrados mais de 778 mil casos de ameaça, 258 mil de violência psicológica, 83 mil estupros e um aumento de 7,1% nas tentativas de feminicídio. Entre as vítimas fatais, 63,6% eram mulheres negras, com idades entre 18 e 44 anos, mortas majoritariamente dentro da própria residência. Em 90% dos casos, os autores dos crimes eram homens — geralmente parceiros ou ex-parceiros.

O levantamento também aponta que, no último ano, 540 mil medidas protetivas de urgência foram concedidas, a maioria motivada por violência praticada por parceiros íntimos. No Rio Grande do Norte, o Radar da Violência, com base na plataforma Marias.TJRN, registrou 45.086 casos de agressões físicas contra mulheres entre 2020 e 2025.

Diante desse cenário, a ProMulher vem se consolidando como um espaço de acolhimento, escuta ativa e atuação direta. A instituição oferece atendimento psicológico, jurídico e assistência social a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de atuar na formulação de políticas públicas e no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência de gênero, em parceria com os municípios potiguares.

Atualmente presente em 22 municípios do RN, a ProMulher contribui para a criação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais, fomenta a participação feminina na política por meio do Observatório da Mulher e acompanha de perto a implementação e a fiscalização de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino.

Para a deputada Cristiane Dantas, “por trás de cada acolhimento, há um recomeço. A ProMulher acredita e caminha junto com essas mulheres na reconstrução de suas histórias.”

Fotos de Eduardo Maia
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img