spot_img
spot_img
Governo Fátima BezerraRN fortalece liderança em energias renováveis e avança em projetos de eólica...

RN fortalece liderança em energias renováveis e avança em projetos de eólica offshore durante evento internacional em São Paulo

O Rio Grande do Norte consolidou novas ações para impulsionar o setor de energias renováveis durante a Brazil Windpower 2025, maior evento de energia eólica da América Latina, que ocorre até esta quinta-feira (30), em São Paulo. Líder nacional na geração eólica, responsável por 32% da produção do país, o estado firmou parcerias estratégicas voltadas ao desenvolvimento da eólica offshore, à inovação tecnológica e à qualificação profissional.

.

Na abertura do evento, a governadora Fátima Bezerra destacou o papel do Rio Grande do Norte na transição energética e na construção de uma economia de baixo carbono.

.

“Estamos vivenciando um momento estratégico que antecede a COP30. O Brazil Windpower reforça o protagonismo da energia eólica na construção de uma economia mais sustentável e de baixo carbono”, afirmou a governadora.

.

Durante o encontro, Fátima participou da assinatura da Carta de Coalizão dos Projetos-Piloto de Eólicas Offshore no Brasil, ao lado de representantes da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e dos governadores do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. A iniciativa busca fortalecer o desenvolvimento da tecnologia offshore no país e promover a geração de empregos em novos empreendimentos.

.

A coalizão reúne três projetos-piloto distintos: uma torre com plataforma fixa no Porto de Areia Branca (RN), uma plataforma em águas profundas no porto de Rio Grande (RS) e uma estrutura fixa no Porto do Açu (RJ). A integração das iniciativas tem como objetivo facilitar o apoio de órgãos federais, como os ministérios de Minas e Energia e da Pesca, além do Ibama, agilizando estudos e processos de licenciamento.

.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDEC/RN), Alan Silveira, ressaltou o impacto estratégico da medida:

,

“Fortalece os projetos e amplia o trabalho e a parceria para captação de recursos. Temos trabalhado outros projetos para estimular o setor, como o Porto Indústria Verde e o de eficiência energética”, afirmou.

.

Além das articulações políticas e institucionais, o evento também marcou a assinatura de um termo de cooperação entre o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). O acordo prevê a instalação de uma base tecnológica em Areia Branca voltada à pesquisa e à formação de profissionais para o setor eólico.

.

“Imagine o ganho disso para Areia Branca, para o Rio Grande do Norte, o Nordeste e o Brasil”, destacou Fátima Bezerra, ao comentar o impacto regional do empreendimento.

.

O diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello, lembrou que o Rio Grande do Norte abriga o primeiro projeto de energia eólica offshore do Brasil a receber licença prévia do Ibama.

.

“Nós estamos projetando um espaço para o gerenciamento da implantação da nossa planta-piloto – o primeiro projeto de energia eólica offshore do país. O objetivo é capacitar pessoas e empresas, desenvolvendo recursos humanos e uma cadeia nacional de fornecedores”, explicou.

.

A planta-piloto, que deverá entrar em operação no próximo ano, servirá como base para pesquisas oceânicas, monitoramento dos ventos e desenvolvimento de tecnologias para transmissão de energia subaquática. Após sua implantação, o projeto também abastecerá o Porto-Ilha de Areia Branca com energia 100% renovável.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img