O Rio Grande do Norte reafirma sua posição de destaque no cenário nacional de energia limpa, com fontes renováveis representando quase 99% da matriz elétrica do estado. Segundo o Balanço do Setor Elétrico do RN, 1º semestre de 2025, divulgado nesta quarta-feira (10) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, a potência outorgada de energia eólica, solar fotovoltaica, biomassa e hídrica corresponde a 99,03%, enquanto a potência instalada dessas fontes soma 98,5%, tornando o estado o mais verde e sustentável do país nesse segmento.
.
O boletim destaca que o Rio Grande do Norte contribui significativamente para a expansão de uma matriz elétrica nacional cada vez mais renovável, com a entrada em operação de novos empreendimentos eólicos e fotovoltaicos, que representam 97,5% de toda a potência fiscalizada no estado. Até o final deste ano, estima-se que 17 novos parques eólicos entrem em operação, adicionando cerca de 760 MW de potência, enquanto a energia fotovoltaica deve receber um acréscimo de 9,5 GW nos próximos sete anos.
.
No primeiro semestre de 2025, foram instalados sete sistemas fotovoltaicos nos municípios de Açu, São Gonçalo do Amarante, Santana do Matos e Parnamirim, e dois sistemas eólicos em Areia Branca, somando 256,11 MW de potência instalada. Em relação à potência outorgada, 79% dos projetos eólicos estão em operação, totalizando 10 GW, e 57 projetos fotovoltaicos já operam, equivalendo a 1,43 GW, cerca de 13% do total.
.
O boletim também destaca perspectivas futuras para o setor. Com os leilões de transmissão 04/2025, previsto para outubro, e 01/2026, previsto para março de 2026, o estado receberá cinco compensadores síncronos, que estabilizam níveis de tensão e frequência, aumentam a segurança da rede e ampliam a capacidade de escoamento da energia gerada por usinas eólicas e fotovoltaicas.
Deixe um comentário