spot_img
spot_img
GeralRogério Marinho é o único senador potiguar a apoiar projeto que flexibiliza...

Rogério Marinho é o único senador potiguar a apoiar projeto que flexibiliza a Lei da Ficha Limpa

O líder da oposição no Senado Federal e pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PL), foi o único senador potiguar a votar a favor do projeto de lei complementar (PLP 192/2023), nesta terça-feira (2), que altera regras da Lei da Ficha Limpa. A proposta, aprovada por 50 votos a 24, cria brechas para que políticos condenados, inclusive por crimes graves, possam retornar mais rapidamente ao cenário eleitoral. Os outros dois senadores do RN, Zenaide Maia (PSD) e Styvenson Valentim (PSDB), votaram contra a medida.

.

O texto flexibiliza as regras de inelegibilidade, limitando o período a oito anos, mesmo para condenados por crimes graves, o que, segundo críticos, enfraquece um dos principais mecanismos de combate à corrupção do país. A aprovação ocorreu no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

.

O voto de Marinho ganha repercussão diante das denúncias de corrupção que envolvem o senador. Ele responde a uma ação penal por suposto desvio de R$ 149,7 mil via nomeação de funcionários fantasmas entre 2005 e 2006, período em que presidiu a Câmara Municipal de Natal. Em 2022, pediu arquivamento da ação, mas o recurso foi negado pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

.

Outra acusação remonta ao período em que Marinho comandou o Ministério do Desenvolvimento Regional, no governo Jair Bolsonaro. Ele teria direcionado R$ 1,4 milhão do “orçamento secreto” para a construção de um mirante turístico em Monte das Gameleiras (RN), próximo a um terreno de sua propriedade, onde planejava erguer um condomínio privado.

.

O episódio gerou confronto público com Styvenson Valentim, que em dezembro de 2021 solicitou explicações na Comissão de Transparência do Senado. Durante o encontro, Marinho acusou Styvenson de fazer “ilações” e tentou desqualificá-lo, enquanto Styvenson se apresentava como um dos poucos independentes do Senado, crítico aos conchavos políticos.

.

A aprovação do PLP 192/2023 recebeu críticas de organizações da sociedade civil. A Transparência Internacional divulgou nota afirmando que a medida representa “mais um retrocesso no combate à corrupção e no impedimento da infiltração do crime organizado nas eleições brasileiras”.

.

“O enfraquecimento da Lei da Ficha Limpa, ao reduzir os períodos de inelegibilidade mesmo para condenados por crimes graves, é pauta corporativista que contraria a opinião pública amplamente favorável à preservação desta lei”, afirma o comunicado.

.

A ONG conclama o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a vetar o projeto, alertando que a mudança aumenta o risco de infiltração do crime organizado nas eleições, permitindo candidaturas de pessoas condenadas por crimes graves em prazos reduzidos.

.

“As eleições de 2024 foram marcadas pela infiltração de organizações criminosas como o PCC e o CV em prefeituras e câmaras de vereadores por todo o Brasil. Seja pelo financiamento ilegal, seja por candidaturas de fachada, o crime organizado avançou sobre as instituições democráticas e é grande o risco de que isso se repita nos cenários estadual e federal”, conclui a ONG.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img