Em entrevista à rádio 94 FM, na manhã desta segunda-feira (27), a vereadora e presidenta estadual do PT, Samanda Alves, reforçou a necessidade de implementar a Tarifa Zero em Natal e cobrou que os recursos públicos destinados às empresas de transporte incluam contrapartidas sociais.
.
Segundo a parlamentar, o presidente Lula já determinou estudos para viabilizar um programa nacional de Tarifa Zero, com o objetivo de garantir transporte público gratuito em todo o país. Na semana passada, Samanda esteve em Brasília acompanhada do deputado federal Jilmar Tatto, líder das discussões sobre o tema no Congresso Nacional.
.
Para Samanda, a mobilidade urbana deve ser tratada como um direito social e de cidadania, e não apenas como uma questão econômica. “Assim como temos o SUS, precisamos ter um sistema público de transporte que assegure o direito de ir e vir, de trabalhar, estudar e ter lazer. O transporte é essencial para a vida do povo”, afirmou.
.
A vereadora lembrou que 170 cidades brasileiras já adotaram algum modelo de Tarifa Zero, sendo 132 com gratuidade total, e nove capitais com modelos parciais, incluindo São Paulo, Brasília e Belém. Segundo ela, a experiência demonstra impactos positivos, ampliando o acesso a direitos, reduzindo desigualdades e estimulando a economia local.
.
Samanda também comentou a recente votação na Câmara Municipal de Natal, que aprovou isenção de impostos e subsídios milionários ao setor de transporte, sem exigir contrapartidas diretas à população. “São mais de 70 milhões de reais em subsídios, além da isenção de impostos. O que propusemos foi que esse benefício viesse acompanhado de garantias como 100% da frota operando, manutenção das gratuidades e implantação de uma tarifa social, especialmente aos domingos”, explicou.





