spot_img
spot_img
SegurançaSecretaria lança plano de combate à violência contra mulheres em meio a...

Secretaria lança plano de combate à violência contra mulheres em meio a aumento de feminicídios

O Governo do Rio Grande do Norte vai apresentar na próxima segunda-feira (11) o Plano Estadual de Combate à Violência contra as Mulheres, elaborado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH). A iniciativa surge após determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), que, em auditoria, apontou falhas na política estadual de gênero e a necessidade de um programa estruturado e integrado para enfrentar a violência de gênero.

.

O relatório da auditoria operacional destacou problemas como falta de efetivação das leis e regulamentos, deficiência na territorialização das ações, ausência de uma base de dados unificada e fragilidade nos mecanismos de acompanhamento e assistência articulada às vítimas.

.

“A gente teve essa provocação do TCE, mas já elaboramos o plano de metas, o plano estratégico de enfrentamento à violência”, afirmou Júlia Arruda, secretária da SEMJIDH.

.

Segundo a pasta, o documento já foi aprovado pelo Comitê de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CEAV) e pelo Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDIM), mas ainda não foi divulgado ao público. Pela primeira vez, 10% do Fundo Nacional de Segurança Pública será destinado ao enfrentamento à violência contra mulheres.

.

Entre as ações previstas estão a capacitação de servidores, o aprimoramento dos canais de denúncia e o fortalecimento da rede de atendimento. O plano está alinhado à Lei nº 14.899/2024, que regulamenta o combate à violência doméstica e familiar no Brasil.

.

O Plano de Metas para o Enfrentamento Integrado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher terá vigência entre 2026 e 2035, estabelecendo eixos estratégicos, metas, indicadores e iniciativas para reduzir a violência de gênero no estado.

.

Violência em alta no RN

Apesar das medidas, os números revelam um cenário preocupante. Dados da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) mostram que, entre janeiro e julho deste ano, 10 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado – uma morte a cada 21 dias.

.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, registrou 2.316 notificações de violência contra mulheres no mesmo período, o equivalente a 11 casos por dia.

.

No cenário nacional, o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta que, mesmo com a queda de 5,4% nas mortes violentas intencionais em 2024, os feminicídios cresceram 19%.

A expectativa da SEMJIDH é que o novo plano sirva como marco para reverter essa tendência, criando um sistema mais integrado e efetivo de prevenção, acolhimento e proteção às mulheres.

.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img