spot_img
spot_img
PolíticaSenado aprova custeio de habilitação para pessoas de baixa renda

Senado aprova custeio de habilitação para pessoas de baixa renda

Avançou, no Senado, o Projeto de Lei (PL) 3.965/2021, que, quando sancionado, possibilitará o uso de valores arrecadados por meio de multas de trânsito para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

A proposta foi aprovada nesta quarta-feira 18 pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário. Como a matéria sofreu alterações durante a tramitação no Senado, retornará à casa de origem (Câmara dos Deputados) após sua aprovação.

O deputado José Guimarães (PT-CE), autor da proposta original, destacou a importância da medida para combater o desemprego. “Em alguns Estados, o custo final para o candidato à CNH se aproxima de R$ 2.500,00, valor que transforma o direito de dirigir em um distante sonho”, afirmou. Ele defendeu que a habilitação é uma ferramenta fundamental para acessar oportunidades de trabalho, especialmente nos setores de transporte de passageiros e de entregas.

Outras alterações importantes também foram aprovadas no projeto. Uma delas é a obrigatoriedade do exame toxicológico para todos os condutores que precisarem renovar ou tirar a primeira CNH. Essa regra se aplica a todas as categorias, incluindo motoristas profissionais e de aplicativos de transporte particular. A medida gerou controvérsias, especialmente com a inclusão dos motoristas de aplicativos, que precisarão arcar com os custos do exame. O senador Carlos Portinho (PL-RJ), autor da emenda, argumentou que, por não possuírem vínculo empregatício com empresas, esses profissionais deverão custear o exame por conta própria.

Outro ponto de destaque é a transferência de propriedade de veículos, que passará a ser realizada integralmente de forma eletrônica, conforme proposta do senador Beto Martins (PL-SC). Além disso, a pontuação mínima para a suspensão da CNH será ampliada de 40 para 50 pontos, desde que o condutor não cometa infrações graves. Essa alteração foi proposta pelo senador Magno Malta (PL-ES).

Com o retorno à Câmara dos Deputados, o projeto segue em análise para a votação final.

“Em alguns Estados, o custo final para o candidato à CNH se aproxima de R$ 2.500,00, valor que transforma o direito de dirigir em um distante sonho”, destacou Guimarães. Para ele, a habilitação é uma ferramenta fundamental para o combate ao desemprego, especialmente em setores que demandam motoristas, como o transporte de passageiros e de entregas.

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) também defendeu a gratuidade da CNH para pessoas de baixa renda, destacando a iniciativa como uma forma de combater a desigualdade social e ampliar as oportunidades de trabalho. Ele mencionou que em alguns Estados a medida já está em vigor, beneficiando a população mais vulnerável.

O projeto também inclui outras alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Uma delas é a transferência de propriedade de veículos de forma integralmente eletrônica, uma proposta defendida pelo senador Beto Martins (PL-SC). Outra mudança significativa é o aumento da pontuação mínima necessária para a suspensão da CNH, que passará de 40 para 50 pontos, desde que o condutor não tenha cometido infrações graves. Essa proposta foi incluída pelo senador Magno Malta (PL-ES).

Com o retorno à Câmara dos Deputados, o projeto segue em análise para a votação final. Caso seja aprovado, as novas regras deverão trazer impactos significativos na vida de condutores de todo o país, especialmente para as pessoas de baixa renda que sonham em obter a CNH e para motoristas de aplicativos que terão mais custos em sua atividade profissional.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img