spot_img
spot_img
PolíticaSenado aprova mudanças na Lei da Ficha Limpa e antecipa contagem de...

Senado aprova mudanças na Lei da Ficha Limpa e antecipa contagem de inelegibilidade

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (2) o projeto de lei que altera o prazo de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa. Por 50 votos a favor e 24 contra, os parlamentares decidiram que o período de oito anos continuará valendo, mas a contagem passará a ser feita a partir da condenação do político, e não mais após o cumprimento da pena. O texto segue agora para sanção presidencial.

.

Da bancada potiguar, apenas Rogério Marinho (PL) votou a favor da mudança. Styvenson Valentim (PSDB) se posicionou contra, enquanto Zenaide Maia (PSD) não participou da votação.

.

O que muda

Com a alteração, políticos condenados por determinados crimes poderão voltar mais cedo à disputa eleitoral. A nova regra, no entanto, não se aplica a casos de crimes hediondos, lavagem de dinheiro e organização criminosa, que seguem com a contagem após o cumprimento da pena.

.

O projeto também estabelece:

  • prazo máximo de inelegibilidade de 12 anos, mesmo em caso de múltiplas condenações;
  • exigência de comprovação de dolo em atos de improbidade;
  • ampliação do período de desincompatibilização de membros do Ministério Público, Defensoria, militares e policiais de quatro para seis meses antes das eleições.

.

Quem pode ser beneficiado

Embora o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continue inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em processo de abuso de poder político, a medida pode favorecer outros nomes de peso da política nacional, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, pai da deputada Dani Cunha (União-RJ), autora do projeto, além dos ex-governadores Anthony Garotinho (RJ) e José Roberto Arruda (DF).

.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), foi um dos principais defensores da proposta. Ele chegou a deixar a presidência da sessão para discursar em favor da mudança:

.

“Eu faço questão dessa modernização, dessa atualização da legislação da Lei da Ficha Limpa para dar o espírito do legislador quando da votação da lei. A inelegibilidade não pode ser eterna. Está no texto da lei oito anos, não pode ser nove nem vinte. O meu voto é sim”, disse.

.

Por outro lado, organizações da sociedade civil reagiram negativamente à proposta. Entidades como Não Aceito Corrupção, Transparência Internacional Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e Pacto pela Democracia publicaram nota no início do ano denunciando a falta de debate público e alertando para um possível enfraquecimento da Lei da Ficha Limpa.

.

“Em sentido diametralmente oposto à aprovação da Lei da Ficha Limpa, a sociedade civil foi absoluta e indevidamente alijada do processo de construção do PLP 191/23, não tendo havido debate público em relação a tema de tamanha relevância”, afirmaram.

.

A proposta aprovada nesta terça ocorre paralelamente à discussão do novo Código Eleitoral, que também prevê mudanças semelhantes na Lei da Ficha Limpa e foi aprovado recentemente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, mas ainda não chegou ao plenário.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img