spot_img
spot_img
SaúdeSesap adota medidas emergenciais para reabrir leitos de UTI no Hospital Infantil...

Sesap adota medidas emergenciais para reabrir leitos de UTI no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes

O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Alexandre Motta, anunciou que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) está tomando medidas emergenciais para garantir o abastecimento de insumos e a reabertura dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, localizado na Zona Norte de Natal. A unidade teve sete leitos bloqueados, cinco neonatais e dois pediátricos, em decorrência da falta de medicamentos e materiais essenciais, situação denunciada pelo Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern) e alvo de uma ação conjunta do Ministério Público do RN (MPRN), Defensoria Pública do RN (DPE/RN) e do próprio Cremern.

.

“Estamos vivendo uma crise de abastecimento de insumos por lá. Nesse final de semana, juntamos as demais unidades que contam com o serviço de pediatria, conseguimos transferir para aquela unidade alguns insumos, mas isso não foi suficiente”, explicou Motta. Para assegurar o funcionamento pleno dos leitos de UTI neonatal e pediátrica, a Sesap recorreu à requisição administrativa junto a empresas fornecedoras, com pagamento imediato para garantir a entrega rápida dos materiais.

.

O presidente do Cremern, Marcos Jácome, destacou que o bloqueio dos leitos decorre do não pagamento a fornecedores e que a situação já teria causado a morte de uma criança no interior do Estado, que não conseguiu ser transferida por falta de vagas. “Não existe outro serviço no Estado com vagas disponíveis para suprir a demanda. Já houve caso de criança que precisava de UTI e morreu por não conseguir transferência”, alertou Jácome, ressaltando o risco de “mais mortes evitáveis” caso o problema não seja solucionado com urgência.

.

Em ação conjunta, o Ministério Público do RN, a Defensoria Pública e o Cremern ingressaram com requerimento na Justiça Federal solicitando que a Sesap regularize a capacidade de atendimento do Hospital Maria Alice Fernandes em até 48 horas. Além disso, pedem informações e um cronograma para a ativação de 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCINCo), que já estão estruturados, mas ainda não funcionam por falta de recursos.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img