Nesta sexta-feira, 24, o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte recebeu um reforço para a implementação de programas voltados à reintegração social de detentos. Em uma solenidade realizada em Mossoró, o secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, entregou oficialmente cinco novas viaturas que serão usadas em diversas ações dentro do sistema prisional do estado. A entrega contou com a presença do secretário da Administração Penitenciária do RN, Helton Edi, e outras autoridades, que destacaram a importância das novas aquisições.
Essas viaturas fazem parte de um processo maior de renovação da frota do sistema penitenciário, com a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) adquirindo novos veículos com cela por meio de recursos federais no valor de R$ 4 milhões. O investimento busca oferecer maior suporte às operações de segurança e ao processo de ressocialização no estado.
Durante o evento, André Garcia fez questão de visitar o Complexo Penal Mário Negócio, uma das unidades mais modernas e exemplares do estado. “Essa unidade está num padrão muito mais que o adequado para o que a gente pretende fazer. Isso aqui, sim, é um exemplo para o nosso País e para os outros Estados da Federação, de como se deve fazer gestão penitenciária. Aqui estamos pensando no processo de saída do preso, para que tenhamos um sistema mais humanizado e ressocializador”, afirmou o secretário.
Helton Edi, por sua vez, destacou as duas frentes de atuação das novas viaturas. “Elas vão atuar na porta de entrada, com alternativas penais, e também na reintegração dos presos que estão saindo do sistema”, explicou. O secretário também lembrou que os recentes índices de segurança de Natal, que ocupa o posto de capital do Nordeste com menor taxa de homicídios, são resultado de um trabalho integrado entre as esferas municipal, estadual e federal. “A organização e o controle do sistema penitenciário são fundamentais para os bons resultados que estamos vendo”, afirmou.
No total, o Rio Grande do Norte recebeu veículos no valor de R$ 638 mil, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam no sistema penitenciário. Segundo André Garcia, com a doação das viaturas, a Secretaria Nacional de Políticas Penais visa proporcionar melhores condições para a realização das atividades dentro do sistema. “Estamos comprometidos em continuar aprimorando as políticas penitenciárias, com foco na segurança, na reintegração social e na construção de um sistema penal mais justo e eficiente”, concluiu.
O evento também contou com a presença de autoridades como a juíza da Vara de Execuções Penais, Cinthia Cibele, o promotor de Justiça, Armando Lúcio, e o diretor de Políticas Penitenciárias da SENAPPEN, Sandro Abel Barradas. “Estamos trabalhando para construir um sistema penal alinhado com os objetivos do Plano Pena Justa, garantindo que os recursos e políticas públicas cheguem de forma eficiente onde são mais necessários”, afirmou Barradas.
Deixe um comentário