spot_img
spot_img
Arte e culturaSob o tema “Memória em Movimento”, FLIPIPA 2025 tem início celebrando a...

Sob o tema “Memória em Movimento”, FLIPIPA 2025 tem início celebrando a força da literatura brasileira

A 9ª edição da FLIPIPA – Festa Literária da Pipa teve início na noite desta quinta-feira (30), na Praça do Pescador, em Tibau do Sul, sob o tema “Memória em Movimento”. O evento reúne autores, artistas e público em uma programação voltada à literatura, à identidade e à ancestralidade brasileiras.

.

A abertura contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, que destacou o papel da cultura como instrumento de transformação social.

.

“Retomar a Flipipa foi muito mais do que apoiar um evento cultural; foi afirmar um compromisso histórico do nosso governo com a cultura, com a educação e com a democratização do conhecimento. Cultura é investimento, é desenvolvimento, é futuro”, declarou.

.

Durante a cerimônia, Fátima acompanhou a mesa “Autobiográfico”, com o ator e cronista Paulo Betti e a comediante Dadá Coelho, sob mediação de Arlindo Bezerra. O encontro abordou as experiências pessoais e artísticas dos convidados.

.

Mais cedo, a mesa “As Estações Ficcionais”, com o diplomata e escritor João Almino e mediação de Leila Tabosa, abriu a programação literária na Tenda dos Autores.

.

O festival é realizado pela Fundação Hélio Galvão e pelo Escritório Candinha Bezerra, com patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Tibau do Sul, Banco do Nordeste, Assembleia Legislativa, Fecomércio/Sesc, Fiern/Sesi, Sebrae, Preserve Pipa e Pipa Convention Bureau, além do apoio de empresas locais.

.

A iniciativa conta ainda com o suporte da Secretaria de Cultura (Secult-RN), Fundação José Augusto (FJA), Secretaria de Educação (SEEC-RN), Secretaria de Turismo (Setur-RN), Emprotur e Idema.

.

A governadora ressaltou que o festival representa mais do que uma atividade cultural.

.

“A Flipipa é um presente para o Rio Grande do Norte. Gera renda, movimenta o turismo, fortalece nossa economia criativa e, acima de tudo, forma leitores e desperta consciências. Cultura é direito, não privilégio.”

.

O subsecretário de Turismo do RN, Dácio Galvão, destacou o impacto econômico e simbólico do evento.

.

“A importância da Flipipa, do ponto de vista da economia criativa e do turismo, é fundamental. O Rio Grande do Norte vive um momento de ascensão, e Pipa é uma âncora nesse processo. Cultura, gastronomia e rede hoteleira se entrelaçam naquilo que temos de mais interessante: discutir ancestralidade e oralidade como patrimônio cultural.”

.

A secretária estadual de Cultura, Mary Land, reforçou a relevância da interiorização das políticas culturais.

.

“A participação do Governo na Flipipa reafirma nossa crença na interiorização da cultura, em levá-la para todos os lugares do estado. Realizar um festival literário em uma praia turística mostra que a cultura também é um vetor de desenvolvimento e de identidade.”

.

A FLIPIPA 2025 segue com mesas literárias, lançamentos de livros, apresentações artísticas e atividades educativas até o fim de semana. A proposta é consolidar o evento como um dos principais espaços de difusão literária e cultural do Rio Grande do Norte.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img