spot_img
spot_img
EducaçãoSocioeducandos participam de oficinas e entrevistas para o Programa Jovem Aprendiz

Socioeducandos participam de oficinas e entrevistas para o Programa Jovem Aprendiz


Adolescentes que cumprem medida de semiliberdade no Casemi Nazaré, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN), participaram de entrevistas para vagas de emprego pelo  programa Jovem Aprendiz.

Ação foi viabilizada no final de janeiro em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que, ao longo de todo o ano de 2024, deu suporte à unidade por meio de oficinas educativas.

Um dos cursos oferecidos teve foco na elaboração de currículos, dando instruções sobre como destacar suas habilidades e experiências de forma eficaz. Outra oficina abordou o uso responsável e profissional das redes sociais, orientando os adolescentes sobre como essa ferramenta pode ser utilizada para potencializar oportunidades de trabalho e ao mesmo tempo proteger sua imagem pessoal.

Os jovens também receberam informações sobre técnicas de entrevista. A preparação incluiu dicas sobre postura, linguagem corporal e formas eficazes de responder às perguntas mais comuns em processos seletivos, aumentando as chances de sucesso.

Além disso, o “projeto de vida” também foi tema de oficina, com o objetivo de estimular a reflexão sobre metas pessoais e profissionais, ajudando-os a construir um plano de futuro baseado em suas potencialidades e aspirações.

Para complementar essas atividades presenciais, os adolescentes realizaram cadastro na plataforma Saber Virtual, onde podem se candidatar a vagas de emprego e acessar cursos de qualificação profissional.

A parceria com o CIEE representa um elemento central no processo socioeducativo, uma vez que a formação profissional é um direito previsto para os socioeducandos e uma estratégia essencial para sua reintegração social. Esses momentos e ações planejadas ajudam os adolescentes a adquirir ferramentas fáceis para enfrentar o mercado de trabalho, promovendo autonomia, responsabilidade e a construção de uma nova trajetória de vida. Assim, o trabalho conjunto entre a unidade e o CIEE reafirma o compromisso de proporcionar oportunidades concretas de desenvolvimento e inclusão social.

A psicóloga do Casemi Nazaré, Natália Campos, explica que a ação contribui para o processo socioeducativo, possibilitando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na oficinas e reforça a importância do compromisso e da responsabilidade: “Ao vivenciarem essas experiências, eles desenvolvem habilidades essenciais, como a comunicação assertiva, a resolução de problemas e a confiança em suas próprias capacidades, elementos cruciais para a reinserção social. Assim, independente do resultado da seleção, os adolescentes ganham experiência e habilidades”.

“Além disso, com a possibilidade de inserção no mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz, os adolescentes ampliam suas redes de interação social, rompem com estigmas associados à aplicação de medidas socioeducativas e podem construir um caminho promissor de autonomia financeira e integração cidadã, contribuindo para seu projeto de vida em sociedade”, completa a psicóloga.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img