spot_img
spot_img
GeralTCE/RN vai fiscalizar licitação do transporte público de Natal

TCE/RN vai fiscalizar licitação do transporte público de Natal

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) recebeu nesta segunda-feira, 2 de julho, a minuta do edital de licitação que regulamentará o sistema de transporte público de Natal. O documento foi entregue ao presidente da Corte, conselheiro Gilberto Jales, durante uma reunião com o prefeito Álvaro Dias e a secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira.

O presidente do TCE, Gilberto Jales, destacou a importância da regulamentação proposta para o transporte público de Natal. Ele afirmou que o Tribunal analisará as questões técnicas e legais do documento e acompanhará o processo de licitação. “Hoje, o Tribunal tem buscado, cada vez mais, fazer um acompanhamento concomitante das contratações desde o início para orientar a própria administração pública de forma a que os procedimentos ocorram da melhor forma possível para a população”, disse Jales.

O prefeito Álvaro Dias ressaltou que a entrega da minuta de licitação representa um avanço significativo para a modernização da cidade. “A falta de um sistema de transporte licitado, organizado, amparado pela legislação, agora será sanada e teremos uma normatização para o setor. O avanço que nós estamos tendo em vários setores, com mudanças já implementadas e que modernizam a cidade, como o atual Plano Diretor, certifica o desenvolvimento que Natal está tendo durante a nossa gestão. Espero que, com a licitação dos transportes coletivos, estejamos dando a certeza de mais uma contribuição para que Natal continue avançando, se desenvolvendo e caminhando em direção ao futuro”, afirmou o prefeito.

A secretária de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, explicou que o edital licitatório foi elaborado pelo Município com a consultoria da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). Ela destacou que o processo ainda passará por novas etapas. “A partir de agora, teremos uma série de atividades para ampliar o debate sobre a licitação com a sociedade natalense. Vamos promover consulta pública, audiência pública e escutar a população até o lançamento definitivo do edital. Então, hoje foi dado um passo institucional importante com o TCE”, ressaltou Daliana.

A STTU planeja envolver a população no processo, promovendo consultas e audiências públicas para garantir que o edital final reflita as necessidades e expectativas dos cidadãos. Este diálogo é visto como essencial para assegurar que a licitação resultará em um sistema de transporte público eficiente e moderno.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

pesquisadores identificam esgoto, impermeabilização e risco de erosão

Impermeabilização do solo, presença de esgoto na faixa de...

The New York Times elogia atuação de potiguar 

A potiguar Tânia Maria caiu nas graças do público...

Advogado pede afastamento de vereador por uso de verba pública para promoção pessoal

Nesta quarta (10), o advogado Dayvson Marques de Moura entrou com...

Bolsonaristas do RN voltam a atacar Moraes após decisão sobre Zambelli

Parlamentares bolsonaristas do Rio Grande do Norte voltaram a...

Natal terá ato domingo contra projeto de lei de “anistia branda” para golpistas

Partidos de esquerda, movimentos sociais e centrais sindicais convocaram...

Ação artística ocupa Centro Histórico e debate memória de Natal

O Centro Histórico de Natal será tomado por arte,...

Câmara mantém vetos a leis de proteção às mulheres em Natal

A Câmara Municipal de Natal decidiu manter nesta semana...

o recomeço de Joalison através do Projeto Alvorada

Desde os 12 anos de idade, Joalison da Silva...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img