spot_img
spot_img
GeralTrump diz que Brasil é um“péssimo parceiro comercial” e defende Bolsonaro como...

Trump diz que Brasil é um“péssimo parceiro comercial” e defende Bolsonaro como vítima de “execução política”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o Brasil nesta quinta-feira (14), chamando o país de “péssimo parceiro comercial” e afirmando que o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro configura uma execução política. As declarações foram feitas durante conversa com jornalistas na Casa Branca.

.

Trump justificou as críticas às relações comerciais mencionando tarifas aplicadas pelo Brasil aos produtos americanos, que classificou como excessivas. “Eles cobram tarifas enormes e tornaram tudo muito difícil de fazer. Então, agora estão sendo cobrados 50% de tarifas, e não estão felizes, mas é assim que funciona”, disse. O país tem déficit comercial com os EUA desde 2009, que em 2024 ultrapassou US$ 28 bilhões em produtos e serviços.

.

O presidente americano voltou a defender Bolsonaro, alegando conhecer o ex-presidente e classificando-o como um homem honesto, vítima de perseguição política: “O que fizeram é uma coisa… realmente uma execução política que estão tentando fazer com o Bolsonaro”. Desde julho, Trump tem criticado o Judiciário brasileiro, acusando-o de realizar uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente.

.

O governo brasileiro, por meio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que seguirá tentando negociação com os EUA para reverter a tributação, sem conflito. “A única coisa que precisamos exigir é que a soberania nossa é intocável”, disse Lula nesta quarta-feira (13).

Além das críticas comerciais e políticas, os EUA divulgaram, nesta terça-feira (12), o relatório de práticas de direitos humanos de 2024, que aponta deterioração da situação dos direitos humanos no Brasil e faz menção à prisão de apoiadores de Bolsonaro. O documento também critica o ministro do STF Alexandre de Moraes e compara a situação brasileira com países como El Salvador, elogiando o governo de Nayib Bukele.

.

O relatório, entregue ao Congresso americano, avalia 196 países e é referência global. A publicação do documento evidenciou uma mudança em relação a 2024, quando a gestão Biden considerou as eleições brasileiras justas e livres de abusos ou irregularidades, sem acusações de perseguição política.

.

A Procuradoria-Geral da República acusa Bolsonaro de liderar uma organização criminosa armada para desacreditar o sistema eleitoral, incitar ataques a instituições e articular medidas de exceção. O ex-presidente nega as acusações durante interrogatórios no STF.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img