Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPgFIS) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão selecionando voluntários para participar de um estudo que investiga a relação entre disfunção temporomandibular (DTM) e zumbido no ouvido.
.
Podem participar pessoas com idade entre 18 e 65 anos que apresentem, há pelo menos três meses, dor na mandíbula, têmporas ou região do ouvido, além de queixa de zumbido.
O estudo é desenvolvido em parceria com o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), pela mestranda Amanda Matias, sob orientação da professora Karyna Figueiredo Ribeiro, do PPgFIS. Segundo os pesquisadores, a pesquisa busca investigar a relação entre diferentes tipos de disfunção temporomandibular e a ocorrência de zumbido, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas eficazes.
.
Os voluntários selecionados receberão gratuitamente:
- Avaliação fisioterapêutica especializada;
- Sessão com orientações sobre dor e exercícios personalizados;
- Cartilha informativa com estratégias para controle e melhora dos sintomas.
A disfunção temporomandibular afeta a articulação responsável pelos movimentos da mandíbula, podendo provocar dores na mandíbula, têmporas e região do ouvido, além de estar associada ao surgimento de zumbido.
.
Mais informações e o cadastro para participar da pesquisa estão disponíveis neste link.
Deixe um comentário